Extensionist action on child mental health

experience report

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.34849

Keywords:

mental health, health education, university-school integration, extension in Medicine, social support

Abstract

This article aims to report an extension action carried out in the field of mental health with fourth and fifth grade students from a state school in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. It seeks to highlight the formative aspects of this action for medical students, as well as to encourage and help other researchers to work with similar demands in schools. In 2019, a group of medical students from the Federal University of Uberlândia visited a basic education institution aiming at health promotion. The Arch of Maguerez was used to systematize the action, concluding on the need to instill, in students, self-esteem and self-care. There were then two dynamics based on the concepts of Apresentação à Mineira and Teatro do Oprimido, by Augusto Boal, in addition to conversation circles about support networks. The children actively participated and demonstrated the ability to understand and reflect. This action proved to be relevant for the training of undergraduates, who realized the importance of an adequate approach to infants in promoting their health.

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Author Biographies

Isabela Souza Cruvinel Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é membro da Liga Acadêmica de Cardiologia da UFU. Participou do projeto de extensão Posso ajudar Emergencial – Rede Humaniza HC/UFU, de agosto de 2020 a fevereiro de 2021. Ingressou no início de março de 2021 no projeto de extensão GESTAR (Grupo de Estudos Transdisciplinar de Atenção Reprodutiva).

Natália Barreira Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É integrante da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UFU. Participou do projeto de iniciação científica voluntária (PIVIC) Purificação de proteínas da peçonha da serpente Bothrops moojeni com potencial terapêutico, de 2019 a 2021. Iniciou o projeto Purificação de proteínas da peçonha da serpente Bothrops moojeni com potencial antitumoral em 2021 por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Maria Cecília Inácio, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro da gestão do Diretório Acadêmico Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa (DADU), na chapa Matriz, e tesoureira da Liga Acadêmica de Pediatria da UFU (LAPED/UFU). Coordenadora Local da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil UFU (IFMSA Brazil UFU). Faz parte da coordenação do projeto de extensão Rede TRANSformação, pela IFMSA Brazil UFU, com patrocínio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Ádria Silva Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal de Uberlândia. Participou do Diretório Acadêmico. Fez parte da equipe de coordenação do projeto de extensão Orienta COVID. Participou da Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma. Realizou o projeto de pesquisa voluntário (PIVIC) com o tema Percepção da imagem corporal em adolescentes no Sudeste.

Luísa Pessoni de Carvalho Garcia, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atualmente membro da Liga Acadêmica de UTI e Emergências Médicas (LUTEM). Foi representante de turma e membro do Diretório Acadêmico (DADU), bem como voluntária-extensionista do Projeto Dê-Lírios e participante do Comitê de Saúde Sexual e Reprodutiva Incluindo HIV/AIDS, da IFMSA Brasil UFU.

Milena Vieira Dias dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participou da Liga acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC) e atua como coordenadora de extensão da Liga acadêmica de Cirurgia Plástica (LACP). Faz parte da DENEM e do coletivo NEGREX-MG e NACIONAL.

Andreia Sousa de Jesus, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Mestre (2017) e Graduada (2014) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou como professora substituta na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou como Analista Social no Programa de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais. Atuou como professora de Sociologia na rede de educação básica de Minas Gerais.

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Doutor (2017) em Medicina Tropical e graduado em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Docente adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente permanente da Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFU. Atuou como epidemiologista na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (2010 a 2018).

References

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Published

2022-06-06

How to Cite

BORGES, I. S. C. .; SILVA, N. B.; INÁCIO, M. C.; GUIMARÃES, Ádria S. .; GARCIA, L. P. de C. .; SANTOS, M. V. D. dos .; JESUS, A. S. de; OLIVEIRA, S. V. de. Extensionist action on child mental health: experience report. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.34849. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34849. Acesso em: 2 jul. 2024.

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