Acción extensionista en salud mental infantil

informe de experiencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.34849

Palabras clave:

salud mental, educación para la salud, integración universidad-escuela, extensión en Medicina, apoyo social

Resumen

Este artículo tiene como objetivo relatar una acción de extensión realizada en el campo de la salud mental con estudiantes de cuarto y quinto año de una escuela pública de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Se busca resaltar los aspectos formativos de esta acción para los estudiantes de Medicina, así como incentivar y ayudar a otros investigadores a trabajar con demandas similares en las escuelas. En 2019, un grupo de estudiantes de Medicina de la Universidad Federal de Uberlândia visitó una institución de educación básica con el objetivo de promover la salud. Se utilizó el Arco de Maguerez para sistematizar la acción, concluyendo en la necesidad de inculcar en los estudiantes la autoestima y el autocuidado. Luego hubo dos dinámicas basadas en los conceptos de Apresentação à Mineira y Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, además de ruedas de conversación sobre redes de apoyo. Los niños participaron activamente y demostraron capacidad de comprensión y reflexión. Esta acción demostró ser relevante para la formación de los estudiantes de pregrado, quienes percibieron la importancia de un abordaje adecuado del infante en la promoción de su salud.

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Biografía del autor/a

Isabela Souza Cruvinel Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é membro da Liga Acadêmica de Cardiologia da UFU. Participou do projeto de extensão Posso ajudar Emergencial – Rede Humaniza HC/UFU, de agosto de 2020 a fevereiro de 2021. Ingressou no início de março de 2021 no projeto de extensão GESTAR (Grupo de Estudos Transdisciplinar de Atenção Reprodutiva).

Natália Barreira Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É integrante da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UFU. Participou do projeto de iniciação científica voluntária (PIVIC) Purificação de proteínas da peçonha da serpente Bothrops moojeni com potencial terapêutico, de 2019 a 2021. Iniciou o projeto Purificação de proteínas da peçonha da serpente Bothrops moojeni com potencial antitumoral em 2021 por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Maria Cecília Inácio, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro da gestão do Diretório Acadêmico Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa (DADU), na chapa Matriz, e tesoureira da Liga Acadêmica de Pediatria da UFU (LAPED/UFU). Coordenadora Local da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil UFU (IFMSA Brazil UFU). Faz parte da coordenação do projeto de extensão Rede TRANSformação, pela IFMSA Brazil UFU, com patrocínio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Ádria Silva Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal de Uberlândia. Participou do Diretório Acadêmico. Fez parte da equipe de coordenação do projeto de extensão Orienta COVID. Participou da Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma. Realizou o projeto de pesquisa voluntário (PIVIC) com o tema Percepção da imagem corporal em adolescentes no Sudeste.

Luísa Pessoni de Carvalho Garcia, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atualmente membro da Liga Acadêmica de UTI e Emergências Médicas (LUTEM). Foi representante de turma e membro do Diretório Acadêmico (DADU), bem como voluntária-extensionista do Projeto Dê-Lírios e participante do Comitê de Saúde Sexual e Reprodutiva Incluindo HIV/AIDS, da IFMSA Brasil UFU.

Milena Vieira Dias dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participou da Liga acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC) e atua como coordenadora de extensão da Liga acadêmica de Cirurgia Plástica (LACP). Faz parte da DENEM e do coletivo NEGREX-MG e NACIONAL.

Andreia Sousa de Jesus, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Mestre (2017) e Graduada (2014) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou como professora substituta na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou como Analista Social no Programa de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais. Atuou como professora de Sociologia na rede de educação básica de Minas Gerais.

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Doutor (2017) em Medicina Tropical e graduado em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Docente adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente permanente da Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFU. Atuou como epidemiologista na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (2010 a 2018).

Citas

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Publicado

2022-06-06

Cómo citar

BORGES, I. S. C. .; SILVA, N. B.; INÁCIO, M. C.; GUIMARÃES, Ádria S. .; GARCIA, L. P. de C. .; SANTOS, M. V. D. dos .; JESUS, A. S. de; OLIVEIRA, S. V. de. Acción extensionista en salud mental infantil: informe de experiencia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.34849. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34849. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos