Visita puerperal virtual

estratégia educacional em tempos de pandemia de covid-19

Autores

  • Márcia Maria dos Santos de Moraes Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5344-2337
  • Erika Maria Sampaio Rocha Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4347-0531

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36307

Palavras-chave:

educação baseada em competências, educação médica, pandemia, covid-19, período pós-parto

Resumo

A pandemia de covid-19, dentre outras coisas, limitou as ações de saúde e o ensino presencial. Este trabalho aborda o relato de uma experiência que buscou proporcionar aos estudantes de Medicina a realização de visitas puerperais por meio de ligações por aplicativo de mensagens e um retorno à prática clínica com base no exercício de competências comunicacionais, reflexão crítica, raciocínio clínico e ética. Inicialmente, foram realizados encontros formativos e foi elaborado um roteiro clínico orientador para uso nas chamadas. Foram criados uma planilha online com dados das puérperas para distribuição dos atendimentos e um grupo virtual de supervisão com docentes, estudantes e profissionais. As estratégias de supervisão, feedback e avaliação se mostraram importantes no desenvolvimento das competências propostas e evidenciaram efetividade nas orientações às puérperas e numa maior autonomia delas no cuidado. Essa prática pode ser adotada em módulos educacionais isolados, complementar componentes curriculares e ser adaptada para outros grupos populacionais. Reitera-se sua validade metodológica para cursos da área de saúde.

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Biografia do Autor

Márcia Maria dos Santos de Moraes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Médica graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Residência Médica em Pediatria pelo HUPES/UFBA. Mestrado e Doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto/SP. Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Centro de Formação em Ciências da Saúde.

Erika Maria Sampaio Rocha, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Médica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto e em Saúde da Família pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Centro de Formação em Ciências da Saúde.

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Publicado

13-04-2022

Como Citar

MORAES, M. M. dos S. de; ROCHA, E. M. S. Visita puerperal virtual: estratégia educacional em tempos de pandemia de covid-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–20, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36307. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/36307. Acesso em: 19 abr. 2024.

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