Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade

relato de experiência

Autores/as

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6780-0377
  • Bárbara Rodrigues Toneli Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.
  • Álisson Oliveira dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4648-9951
  • Rodrigo Pastor Alves Pereira Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0764-4197

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2359

Palabras clave:

Rede social, Educação, Medicina de Família e Comunidade

Resumen

O uso de redes sociais no processo de aprendizagem expandiu-se nos últimos anos devido à sua popularidade entre os estudantes, à flexibilidade do tempo gasto na rede e ao seu potencial de interação entre professores e alunos. Apresenta-se a experiência da disciplina “Medicina de Família e Comunidade”, da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, em que a rede social Facebook é utilizada como ferramenta complementar no processo de aprendizado acadêmico. Em um grupo controlado e secreto dessa rede, alunos matriculados na disciplina convertem dúvidas clínicas cotidianas em objetivos de aprendizado sob a mediação dos professores responsáveis. A participação dos acadêmicos não é obrigatória nem possui caráter avaliativo. Trata-se de estratégia complementar na qual houve participação ativa a partir das dúvidas levantadas nos atendimentos ambulatoriais, tornando as interações dos alunos qualificadas e o processo de aprendizagem contextual e significativo.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Médico de Família e Comunidade, pediatra, mestre e doutor em Educação em Saúde, Especialização em Saúde da Família, Qualificação em Gestão do SUS. Docente do Departamento de Medicina de Família e Comunidade, Saúde Mental e Coletiva (DEMSC) da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Docente do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Bárbara Rodrigues Toneli, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Acadêmica do curso de Medicina da UFOP, vice-presidente da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASMU) da UFOP, bolsista do Programa Pró-Ativa intitulado “Avaliação das Redes Sociais como ferramenta complementar de aprendizado na graduação em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade”.

  • Álisson Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Médico pela UFOP, atualmente é médico residente na mesma instituição. Mestrando em Telemedicina e Telessaude pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e colaborador técnico da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

  • Rodrigo Pastor Alves Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Especialista em Medicina de Família e Comunidade, mestre em Saúde Pública, docente do DEMSC da Escola de Medicina da UFOP.

Publicado

2018-12-10

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade: relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 156–177, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2359. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2359. Acesso em: 19 dec. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a