Interdisciplinaridade e interprofissionalidade

uma estratégia de ensino-aprendizagem na área de Parasitologia

Autores

  • Márcia Maria dos Santos de Moraes Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5344-2337
  • Márcia Nunes Bandeira Roner Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5230-4036
  • Erika Maria Sampaio Rocha Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4347-0531
  • Regina Maria da Costa Smith Maia Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3203-9658

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.13548

Palavras-chave:

Parasitoses, Ensino superior, Práticas interdisciplinares, Relações interprofissionais

Resumo

O presente artigo relata a experiência no desenvolvimento de um curso de extensão em Parasitologia Humana, com visão interdisciplinar e interprofissional, conduzido por docentes de diferentes áreas da Universidade Federal do Sul da Bahia. O objetivo é expor a contribuição dessas docentes na construção teórico-prática do curso, mostrando a importância da educação e do trabalho interprofissionais na área da saúde. O método da aprendizagem baseada em problemas foi adaptado e utilizado para a construção de nove encontros teóricos, duas aulas de prática em laboratório e uma ação na comunidade. Como disparadores das discussões, as situações-problema construídas, com base na realidade local, conduziram os participantes à busca de informações sobre o parasita em estudo. A visão interdisciplinar e interprofissional do curso propiciou a valorização e a abordagem ampliada do tema por meio das diversas vivências e dos saberes trazidos das diferentes áreas de atuação de seus participantes.

Biografia do Autor

  • Márcia Maria dos Santos de Moraes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

    Graduada em Medicina pela UFBA, com residência médica em Pediatria pelo HUPES/UFBA, mestrado e doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina – USP Ribeirão Preto/SP. Professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atualmente coordena o Grupo Tutorial Saúde da Criança do PET-Saúde Interprofissionalidade, da UFSB.

  • Márcia Nunes Bandeira Roner, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA, Brasil.

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou na Universidade Federal de Sergipe e atualmente é professora associada III da Universidade Federal do Sul da Bahia. Trabalha na linha de pesquisa eficácia dos óleos essenciais de espécies da Mata Atlântica sobre patógenos animais e vetores na saúde humana.

  • Erika Maria Sampaio Rocha, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

    Médica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto e em Saúde da Família pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia. Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia, Teixeira de Freitas, BA.

  • Regina Maria da Costa Smith Maia, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA, Brasil.

    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado e Doutorado em Ciências da Informação na UFMG. Atuou como coordenadora da licenciatura interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias, na UFSB. Foi tutora do grupo Medicina do PET-Saúde GraduaSUS. Atua como professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

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Publicado

10-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interdisciplinaridade e interprofissionalidade: uma estratégia de ensino-aprendizagem na área de Parasitologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–17, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.13548. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13548. Acesso em: 18 dez. 2024.

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