Interdisciplinaridad e interprofesionalidad

una estrategia de enseñanza-aprendizaje en el área de Parasitología

Autores/as

  • Márcia Maria dos Santos de Moraes Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5344-2337
  • Márcia Nunes Bandeira Roner Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5230-4036
  • Erika Maria Sampaio Rocha Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4347-0531
  • Regina Maria da Costa Smith Maia Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3203-9658

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.13548

Palabras clave:

Parasitosis, Enseñanza superior, Prácticas interdisciplinarias, Relaciones interprofesionales

Resumen

El presente artículo relata la experiencia de un curso de extensión en Parasitología Humana, con visión interdisciplinaria e interprofesional, conducido por docentes de diferentes áreas de la Universidad Federal del Sur de Bahía. El objetivo es exponer la contribución de esas docentes en la construcción teórica y práctica del curso, mostrando la importancia de la educación y del trabajo interprofesionales en el área de la salud. El método de aprendizaje basado en problemas fue adaptado y utilizado para construir nueve reuniones teóricas, dos clases de práctica de laboratorio y una acción comunitaria. Como disparadores de las discusiones, las situaciones-problema construidas con base en la realidad local condujeron a los participantes a la búsqueda de información sobre el parasito en estudio. La visión interdisciplinaria e interprofesional propició la valorización y el abordaje ampliado, por medio de las diversas vivencias y de los saberes traídos de las áreas de actuación de sus participantes.

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Biografía del autor/a

Márcia Maria dos Santos de Moraes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Graduada em Medicina pela UFBA, com residência médica em Pediatria pelo HUPES/UFBA, mestrado e doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina – USP Ribeirão Preto/SP. Professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atualmente coordena o Grupo Tutorial Saúde da Criança do PET-Saúde Interprofissionalidade, da UFSB.

Márcia Nunes Bandeira Roner, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA, Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou na Universidade Federal de Sergipe e atualmente é professora associada III da Universidade Federal do Sul da Bahia. Trabalha na linha de pesquisa eficácia dos óleos essenciais de espécies da Mata Atlântica sobre patógenos animais e vetores na saúde humana.

Erika Maria Sampaio Rocha, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Médica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto e em Saúde da Família pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia. Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia, Teixeira de Freitas, BA.

Regina Maria da Costa Smith Maia, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA, Brasil.

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado e Doutorado em Ciências da Informação na UFMG. Atuou como coordenadora da licenciatura interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias, na UFSB. Foi tutora do grupo Medicina do PET-Saúde GraduaSUS. Atua como professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

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Publicado

2019-10-10

Cómo citar

MORAES, M. M. dos S. de; RONER, M. N. B.; ROCHA, E. M. S.; MAIA, R. M. da C. S. Interdisciplinaridad e interprofesionalidad: una estrategia de enseñanza-aprendizaje en el área de Parasitología. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–17, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.13548. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13548. Acesso em: 17 jul. 2024.

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Artículos

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