Interdisciplinaridade e interprofissionalidade
uma estratégia de ensino-aprendizagem na área de Parasitologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.13548Palavras-chave:
Parasitoses, Ensino superior, Práticas interdisciplinares, Relações interprofissionaisResumo
O presente artigo relata a experiência no desenvolvimento de um curso de extensão em Parasitologia Humana, com visão interdisciplinar e interprofissional, conduzido por docentes de diferentes áreas da Universidade Federal do Sul da Bahia. O objetivo é expor a contribuição dessas docentes na construção teórico-prática do curso, mostrando a importância da educação e do trabalho interprofissionais na área da saúde. O método da aprendizagem baseada em problemas foi adaptado e utilizado para a construção de nove encontros teóricos, duas aulas de prática em laboratório e uma ação na comunidade. Como disparadores das discussões, as situações-problema construídas, com base na realidade local, conduziram os participantes à busca de informações sobre o parasita em estudo. A visão interdisciplinar e interprofissional do curso propiciou a valorização e a abordagem ampliada do tema por meio das diversas vivências e dos saberes trazidos das diferentes áreas de atuação de seus participantes.
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior e os saberes científicos e pedagógicos. Revista Univille, Educação e Cultura, Joinville, v. 7, n. 1, p. 7-16, jun. 2002.
BATISTA, Nildo Alves. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Caderno FNEPAS, Rio de Janeiro, v. 2, p. 25-28, jan. 2012. Disponível em: http://www.fnepas.org.br/artigos_caderno/v2/educacao_interprofissional.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.
BISPO, Emanuella Pinheiro Farias; TAVARES, Carlos Henrique Falcão; TOMAZ, Jerzuí Mendes. Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na saúde da família. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 49, p. 337-350, mar. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0158. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832014000200337&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 dez. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Comunidade de Práticas (CdP). 2017. Disponível em: https://novo.atencaobasica.org.br/. Acesso em: 22 maio 2019.
CENTRE FOR ADVANCEMENT OF INTERPROFESSIONAL EDUCATION (CAIPE). 2002 (Web site). Disponível em: https://www.caipe.org/. Acesso em: 10 maio 2019.
EBLING, Sandra Beatriz Diniz et al. Popular education and health education: a necessary link in health practices. Journal of Nursing UFPE , Recife, v. 6, n. 9, p. 2285-2289, jul. 2012. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i9a7337p2285-2289-2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/7337. Acesso em: 29 nov. 2018.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: definição, projeto, pesquisa. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (coord.). Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FELDER, Richard M.; BRENT, Rebeca. Effective teaching: a workshop. Chemical Engineering Education, West Lafayette, v. 43, n. 1, p. 15-16, sep. 2009. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/9d80/bdc46c1205e5907dfdf34b98296d130386eb.pdf. Acesso em: 5 nov. 2018.
FIGUEIRA, Eliandro José Gutierres et al. Apreensão de tópicos em ética médica no ensino-aprendizagem de pequenos grupos. Comparando a aprendizagem baseada em problemas com o modelo tradicional. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 50, n. 2, p. 133-141. abr./jan. 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302004000200027. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302004000200027&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 maio 2019.
FRENK, Julio et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet, Londres, v. 376, issue 9756, p. 1923-1958. dec. 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673610618545?via%3Dihub. Acesso em: 26 mar. 2019.
GATTÁS, Maria Lúcia. Interdisciplinaridade: formação e ação na área de saúde. Ribeirão Preto: Holos, 2006.
GUIMARÃES, Patrícia Baldow; MAGALHÃES, Antônio Pádua. A importância da interdisciplinaridade no ensino superior universitário no contexto da sociedade do conhecimento. Revista Científica Vozes dos Vales, Diamantina, n. 9, ano V, maio 2016. Disponível em: www.ufvjm.edu.br/vozes. Acesso em: 12 mar. 2019.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
NUIM, Juan Beunza; FRANCISCO, Eva Icarán. Manual de educação interprofissional em saúde. Tradução: Júlio C. Moreira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
PEDUZZI, Marina et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 977-983, ago. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 dez. 2018.
PEREIRA, Elvio Quirino; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro. A interdisciplinaridade nas universidades brasileiras: trajetória e desafios. Revista Redes (UNISC), Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 1, p. 209-232, jan./abr. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/redes.v21i1.4844. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/4844. Acesso em: 19 jan. 2019.
PRINCE, Michael. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, Medford, p. 223-231. 2004. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x. Acesso em: 11 mar. 2019.
REEVES, Scott. Why we need interprofessional education to improve the delivery of safe and effective care. Interface, Botucatu, v. 20, n. 56, p. 185-196, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0092. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 32832016000100185&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 fev. 2019.
ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador et al. Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos. Interface, Botucatu, v. 22, supl. 1, p. 1399-1410, maio 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0184. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 maio 2019.
SOUZA, Maria Cristina Almeida de et al. Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 2, p. 158-163, mar. 2012 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
TEIXEIRA, Carmem Fontes; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas (org). Uma experiência inovadora no ensino: bacharelado interdisciplinar em Saúde. Salvador: EDUFBA, 2014. 309 p.
TEIXEIRA, Evilázio Francisco Borges. Emergência da inter e da transdisciplinaridade na universidade. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB). Plano Orientador, Bahia, 2014. Disponível em: https://ufsb.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/Plano-Orientador-UFSB-Final1.pdf. Acesso em: 5 set. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).