“El planeta de los colores”

los rostros de un proyecto digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24714

Palabras clave:

Comunidad de aprendizaje, Co-creación de contenidos digitales, Isomorfismo pedagógico, Recursos didácticos

Resumen

Enmarcado en una experiencia pedagógica, estudiantes de primer año de Maestría Profesional en Educación Básica, basados en libros infantiles, organizaron actividades pedagógicas, diversificadas y lúdicas para que los niños/ estudiantes explorarán según el grupo de edad al que pertenecen, en una perspectiva transdisciplinar de aprendizajes significativos. El Proyecto se desarrolló durante el segundo semestre de 2019/2020 de forma online debido a la pandemia Covid-19. El objetivo fue crear un cuaderno digital con recursos didácticos para ser explorados en casa por los padres de los niños y por la población en general, interesada en este tipo de actividades lúdicas como refuerzo e incentivo para practicar y explorar la diversidad de aprendizajes. Cada actividad es rica en contenidos, no solo educativos, sino con perspectivas pedagógicas y didácticas y formativas para personas conscientes de su patrimonio cultural. Esta experiencia creó ejemplos de isomorfismo pedagógico y la creación de una comunidad de aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Ana Leitão, Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal.

Doutorada em História (2012), mestre em Língua e Cultura Portuguesa (2006) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Realizou Pós-doutoramento (2012-2017) no projeto Post Scriptum, com bolsa do European Research Council. Integra o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e o grupo CEIBERO (Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos)  (UFMG). Desde 2019, é adjunta da Diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, onde também é professora assistente.  

Ana Paula Marques Sampaio Pereira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa), Lisboa, Portugal.

Doutora em Educação e Pós-doutoranda no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Pesquisadora das Tecnologias Digitais na Educação e membro do grupo de pesquisa luso-brasileiro Linguagem, Interação e Conhecimento.

Ana Cristina Gonçalves, Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal.

Doutorada em Ciências da Educação, na área de especialização em Formação e Supervisão de Professores, pela Universidade Nova de Lisboa. Diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, onde se formou como Educadora de Infância. Investigadora na área da Educação, com particular incidência na Formação e Supervisão de Educadores e Professores, e na Educação de Infância.

Fernando Luís Santos, Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal.

Mestre em Ciências da Educação e Desenvolvimento pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Professores do Ensino Básico de 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, onde é assistente na área da educação matemática. Diretor Pedagógico da Escola Profissional Jean Piaget de Almada e investigador na RECI (Research in Education and Community Intervention) e na CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais) em Educação Matemática e em Tecnologias Educativas.

Rosa Helena de Pernambuco Nogueira, Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul, Portugal.

Doutoramento e Pós-doutoramento em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; mestre em Educação pela Universidade da Amazônia e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; licenciada em Pedagogia;  Adjunct Professor - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul;  Investigadora - RECI (Research in Education and Community Intervention) / Instituto Piaget; Education Program Coordinator Universidade Europeia.

Sofia Rézio, Universidade Atlântica, Portugal.

Doutorada em Educação, mestre em Matemática (Análise numérica e matemática computacional), licenciada em Matemática Educacional e licenciada em Matemática Aplicada e Computação. Investigadora no Ceied (ULHT) e no ISTAR (ISCTE). Professora adjunta na Universidade Atlântica. Tem publicado diversos artigos e livros na área da didática da matemática e participado em alguns projetos financiados.

Zélia Leandro Sequeira Belo Torres, Escola Superior de Educação de Almada, Portugal.

Pós-doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Málaga. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Licenciada em Educação Especial pelo Instituto Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Curso Superior de Professores Ensino Básico pelo Instituto Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Curso Superior de Educadores de Infância pela Escola Superior de Educação Maria Ulrich de Lisboa.

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Publicado

2020-11-28

Cómo citar

LEITÃO, A.; PEREIRA, A. P. M. S.; GONÇALVES, A. C.; SANTOS, F. L.; NOGUEIRA, R. H. de P.; RÉZIO, S.; TORRES, Z. L. S. B. . “El planeta de los colores”: los rostros de un proyecto digital. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24714. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24714. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Sección especial: enseñanza en educación superior en tiempos de pandemia

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