Potencialidades e desafios da metodologia ativa na perspectiva dos graduandos de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19233

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Escolas médicas, Docente, Estudante

Resumo

As metodologias ativas de ensino visam colocar o estudante no centro do processo ensino-aprendizagem. O estudo se desenvolveu a partir da análise de dados de uma pesquisa qualitativa que avaliou a perspectiva de estudantes de Medicina em relação a duas disciplinas que inserem os alunos nas atividades práticas desde o início da graduação, seguindo a proposta de análise de conteúdo. O objetivo foi compreender os benefícios e as restrições da metodologia para os estudantes. Foram selecionadas potencialidades e limitações de ambas as disciplinas. Destacou-se o papel ativo do aluno no processo e, entre as limitações, o tempo de estudo, a assimetria entre os estudantes e a pouca efetividade de disciplinas básicas do primeiro ano do curso. Foi proposta reformulação da carga horária e preparo do corpo docente para o método. Concluiu-se que a prática docente em metodologia ativa pode ser aprimorada para que se consiga extrair o máximo de suas potencialidades.

Biografia do Autor

  • Juliana Terra Ribeiro, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Brasília, DF, Brasil.

    Acadêmica do sexto ano de Medicina pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Atuou como pesquisadora no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (2018-2019), onde desenvolveu projetos relacionados ao prognóstico e desfecho de cirurgias cardiotorácicas. Monitora no eixo educacional de Habilidades Cirúrgicas no UniCEUB (2019-2020). As principais áreas de interesse concentram-se nos temas de clínica cirúrgica e ensino médico.

  • Natália Mariana Diógenes Silva de Albuquerque, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Brasília, DF, Brasil.

    Graduanda do sexto ano de Medicina pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Participou como primeira autora de dois projetos de iniciação científica (2018-2019). Monitora de habilidades cirúrgicas (2018-2020). Atua na área de pesquisa na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte- HRAN – do Distrito Federal (2020).

  • Tania Inessa Martins de Resende, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Brasília, DF, Brasil.

    Psicóloga Clínica e Bacharela em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Clínica e Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. Coordenadora do projeto interdisciplinar em Saúde Mental (PRISME) do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Professora e supervisora de estágio em Saúde Mental UniCEUB e líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Saúde Mental no CNPq.

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Publicado

14-07-2020

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Seção

Artigos

Como Citar

Potencialidades e desafios da metodologia ativa na perspectiva dos graduandos de Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.19233. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19233. Acesso em: 19 dez. 2024.