Permanência na educação superior pública

experiência de Política de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24242

Palavras-chave:

Educação superior, Acompanhamento acadêmico, Desempenho acadêmico, Permanência do estudante, Evasão

Resumo

A expansão da educação superior pública no Brasil é acompanhada de uma série de desafios, entre eles os ligados à permanência dos estudantes e à conclusão com êxito dos cursos de graduação. Diversos fatores têm sido relacionados à permanência ou à evasão, dentre eles, engajamento acadêmico, participação em atividades extraclasse, rede de amigos, orientação recebida do corpo docente, satisfação com a carreira escolhida, desempenho nas disciplinas e situação socioeconômica. O objetivo deste artigo é apresentar um Programa de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico de estudantes de graduação iniciado em 2016, numa universidade pública brasileira, e analisar dados de desligamento, desistência, conclusão e continuidade no curso de ingressantes entre 2010 e 2019, acompanhados e não acompanhados pelo referido programa. Os resultados indicam menor evasão e maior continuidade nos cursos entre os estudantes acompanhados, ressaltando a importância da estratégia de acompanhamento acadêmico desenvolvida.

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Biografia do Autor

Cláudia Patrocinio Pedroza Canal, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Graduada e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano (LEDHUM-PPGP-UFES). Atuou como Diretora de Apoio Acadêmico entre 2017-2020.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Licenciada em Educação Física pela UFES, mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Professora titular permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e pesquisadora do Práxis. Atuou como Pró-Reitora de Graduação entre 2016-2020.

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Publicado

16-03-2021

Como Citar

CANAL, C. P. P.; FIGUEIREDO, Z. C. C. . Permanência na educação superior pública: experiência de Política de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico de estudantes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24242. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24242. Acesso em: 19 abr. 2024.

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