Professores em início de carreira no magistério superior

narrativas sobre a docência no curso de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41549

Palavras-chave:

docência universitária, educação física, professor iniciante

Resumo

O início de carreira para um professor em uma instituição de ensino superior nos cursos de graduação em Educação Física pode revelar singularidades passíveis de estudo. Ao considerar questões relativas à formação, ao ensino, aos saberes e à produção de conhecimento no campo da Educação Física, este artigo tem como objetivo conhecer e problematizar algumas representações que envolvem a concepção de docência que pauta o trabalho desse professor, as demandas e as complexidades do ensino superior, em especial, na área de Educação Física. Por meio de um roteiro de entrevistas com histórias de vida e histórias profissionais e, posteriormente, a entrevista narrativa, escutamos relatos de 12 professores de instituições de ensino superior da região metropolitana do município de Vitória-ES e percebemos histórias importantes sobre a docência, sobre sua prática cotidiana e sobre seus valores e sentimentos. Entender a docência como um processo que exige conhecimentos específicos é uma ação importante para reconhecer a sua complexidade.

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Biografia do Autor

Sylvia Fernanda Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Professora de Educação Física, doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professora em instituição de ensino superior privada e na rede municipal pública de educação básica.

 

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro de Educação Física e Desporto. Coordenadora do Práxis – Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (CEFD/UFES).

 

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Publicado

17-11-2023

Como Citar

NASCIMENTO, S. F.; FIGUEIREDO, Z. C. C. Professores em início de carreira no magistério superior: narrativas sobre a docência no curso de Educação Física. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–20, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41549. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/41549. Acesso em: 27 maio. 2024.

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