Ensino superior

implicações da formação acadêmica docente nos discursos sobre ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24448

Palavras-chave:

Formação acadêmica, Profissionalização da docência, Atuação docente

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se propôs a estudar como se configuram os discursos de docentes que atuam em cursos de Sistemas de Informação acerca dos processos de ensino e aprendizagem e suas possíveis articulações com suas trajetórias formativas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio da qual o corpus empírico foi construído a partir das falas de 23 (vinte e três) professores de três instituições de ensino superior, de Rio Branco, Acre. A sistematização e a análise do material empírico evidenciam, em termos de percepções de ensino e aprendizagem e suas possíveis articulações, que os discursos docentes centram-se na figura do aluno, como sendo o sujeito que aprende, e no objeto do conhecimento, o conteúdo que deve ser ensinado, o que pode, a nosso ver, ser resultado dos processos formativos aos quais foram submetidos.

Biografia do Autor

  • Breno Cavalcante do Nascimento, Universidade Federal do Acre (Ufac), Rio Branco, Acre, Brasil.

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre, especialista em Tecnologias de Informação, em Docência para Educação Profissional e em Redes de Computadores e graduado em Sistemas de Informação. Atua como docente do ensino superior, desde 2014, na UNIMETA e desenvolve pesquisas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, metodologias ativas e formação docente no ensino superior.

  • Francisco Sidomar Oliveira da Silva, Universidade Federal do Acre (Ufac), Rio Branco, Acre, Brasil.

    Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (Ufac), especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Ufac e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Ufac. É doutorando em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru, São Paulo.

  • Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre (Ufac), Rio Branco, Acre, Brasil.

    Professora associada do Centro de Educação, Letras e Artes, na Universidade Federal do Acre, onde é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Possui pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

07-02-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino superior: implicações da formação acadêmica docente nos discursos sobre ensino e aprendizagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–17, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24448. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24448. Acesso em: 19 dez. 2024.