Ensino superior
implicações da formação acadêmica docente nos discursos sobre ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24448Palavras-chave:
Formação acadêmica, Profissionalização da docência, Atuação docenteResumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se propôs a estudar como se configuram os discursos de docentes que atuam em cursos de Sistemas de Informação acerca dos processos de ensino e aprendizagem e suas possíveis articulações com suas trajetórias formativas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio da qual o corpus empírico foi construído a partir das falas de 23 (vinte e três) professores de três instituições de ensino superior, de Rio Branco, Acre. A sistematização e a análise do material empírico evidenciam, em termos de percepções de ensino e aprendizagem e suas possíveis articulações, que os discursos docentes centram-se na figura do aluno, como sendo o sujeito que aprende, e no objeto do conhecimento, o conteúdo que deve ser ensinado, o que pode, a nosso ver, ser resultado dos processos formativos aos quais foram submetidos.
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