Formação de professores no período pandêmico
(im)possibilidades de ações e acolhimento no curso de Geografia da UFT/Araguaína
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24711Palavras-chave:
Formação de professores, Pandemia da COVID-19, Tecnologias da informação e comunicação, Desigualdade regional, Norte do TocantinsResumo
No primeiro semestre de 2020, assistimos à suspensão do calendário de graduação da Universidade Federal do Tocantins devido à pandemia (COVID-19). Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os desafios, as possibilidades e as dificuldades do curso de licenciatura em Geografia (campus Araguaína) em propor ações formativas e de acolhimento para seus(suas) discentes. Para isso, coletamos informações sobre a situação dos(as) estudantes nos primeiros meses do distanciamento social (com auxílio do formulário do Google) e os relatos destes(as) sobre o I Seminário Online do curso de Geografia da UFT/Araguaína realizado nos dias 8 e 9 de junho de 2020. Os resultados sinalizam as limitações de ordem tecnológica e de um contexto social inédito, culminando mais em impossibilidades do que em possibilidades de ações. O principal desafio encontrado foi o fato de que a maioria dos(as) estudantes não dispõem dos recursos necessários para o acompanhamento de atividades on-line.
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