As representações sociais na disciplina de Políticas Urbanas
um relato de experiência de codocência em Timor-Leste
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2539Palavras-chave:
Representações Sociais, Políticas Urbanas, Cooperação Internacional, Timor-Leste, CodocênciaResumo
Este artigo pretende apresentar um relato de experiência em codocência na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e durante minha participação no Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa, cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste. Como codocente na disciplina Políticas Urbanas, busquei estruturar atividades que trabalhassem aspectos do local do aluno – Díli (capital do país) –, abordando o tema Urbanização. Partindo da teoria das representações sociais, procurei compreender o que essa cidade representa para os alunos que nela residem ou apenas estudam e de que forma o processo de urbanização influencia no entendimento desse lugar. Sendo assim, trabalhei conjuntamente com a ótica do aluno, contrapondo uma abordagem descontextualizada que apenas reproduz um conhecimento de forma sistematizado, generalista e fixo. Com isso, tentei contribuir para um processo de ensino-aprendizagem que auxilie na formação de cidadãos que problematizem criticamente seu lugar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).