As representações sociais na disciplina de Políticas Urbanas

um relato de experiência de codocência em Timor-Leste

Palavras-chave: Representações Sociais, Políticas Urbanas, Cooperação Internacional, Timor-Leste, Codocência

Resumo

Este artigo pretende apresentar um relato de experiência em codocência na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e durante minha participação no Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa, cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste. Como codocente na disciplina Políticas Urbanas, busquei estruturar atividades que trabalhassem aspectos do local do aluno – Díli (capital do país) –, abordando o tema Urbanização. Partindo da teoria das representações sociais, procurei compreender o que essa cidade representa para os alunos que nela residem ou apenas estudam e de que forma o processo de urbanização influencia no entendimento desse lugar. Sendo assim, trabalhei conjuntamente com a ótica do aluno, contrapondo uma abordagem descontextualizada que apenas reproduz um conhecimento de forma sistematizado, generalista e fixo. Com isso, tentei contribuir para um processo de ensino-aprendizagem que auxilie na formação de cidadãos que problematizem criticamente seu lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Lessio Diniz, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é membra do Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia (APEGEO/UNICAMP). Tem experiência na área de Ensino de Geografia e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de geografia, formação de professores, currículo, estágio supervisionado, pesquisa-ação colaborativa e pedagogia crítica do lugar.

Referências

ARAÚJO, Carlos. Desenvolvimento da língua portuguesa na primeira década do século XXI. In: I SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO EM DÍLI, 2013. Díli. Atas do I Seminário da Educação em Díli. Díli: Universidade Nacional Timor Lorosa’e – Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento, 2013. 11 p.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.

CAVR, Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação de Timor-Leste. Chega! Relatório da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação de Timor-Leste. In: CAVR, Resumo Executivo da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação de Timor-Leste. Díli, 2005.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 2. ed. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de Pesquisas, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 169-186, jan./abr. 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GUEDES, Maria Denise; PAULINO, Vicente. Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Educação: um estudo preliminar sobre os desafios e possibilidades a partir da experiência compartilhada entre Brasil e Timor-Leste. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 365-389, maio/ago. 2016.

HULL, Geoffrey. Timor-Leste: Identidade, Língua e Política Educacional. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994 apud CAVALCANTI, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.

NEVES, Guteriano Nicolau. O paradoxo da cooperação em Timor-Leste. Tradução de Cássia Bechara. In: SILVA, Kelly Cristiane da; SIMIÃO, Daniel (org.). Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

PEPE, Leandro Leone; MATHIAS, Suzeley Kalil. O envolvimento do Brasil na questão timorense. Revues Lusotopie, Aix-en-Provence, XIII (2), p. 49-58, 2006.

PEREIRA, Maria Natercia Gusmão. Timor-Leste, o país do “crocodilo” no contexto económico asiático: Entre o interesse no desenvolvimento e a protecção dos direitos humanos. Timor-Leste, 2008. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/sextoEncontroConteudoTextual/anexo/TimorLeste.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

PEREIRA, Patrícia Barbosa; CASSIANI, Suzani. Ser x Saber – Efeitos simbólicos da colonialidade nas relações entre os sujeitos e o conhecimento científico. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 2011. Campinas. Atas do VIII ENPEC. Campinas: ABRAPEC, 2011. 10 p. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1147-1.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

PQLP, Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa. Projeto Político Pedagógico da cooperação brasileira em Timor-Leste, 2015.

RDTL, República Democrática de Timor-Leste. CENSO. Timor-Leste em números. Timor-Leste, 2015.

SCHERL, Ilana. Desafios e lições aprendidas na implementação de um programa de educação de adultos em Timor-Leste. In: SILVA, Kelly Cristiane da; SIMIÃO, Daniel (org.). Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: Humanitas UFMG, 2007.

TRACTENBERG, Leonel; STRUCHINER, Miriam. Revisão da literatura sobre colaboração docente no Ensino Superior de Ciências Exatas, Biológicas e da Saúde (1988-2008). In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 2009. Florianópolis. Atas do VII ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1722.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

ULLRICH, Danielle Regina; CARRION, Rosinha da Silva Machado. A Cooperação Brasileira na área da Educação nos PALOPS no período 2000-2012: principais atores e projetos. Revista Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 27, n. 1, p. 146-160, jan./abr. 2014.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
DINIZ, V. L. As representações sociais na disciplina de Políticas Urbanas. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-15, 30 abr. 2019.
Edição
Seção
Artigos