As representações sociais na disciplina de Políticas Urbanas

um relato de experiência de codocência em Timor-Leste

Palavras-chave: Representações Sociais, Políticas Urbanas, Cooperação Internacional, Timor-Leste, Codocência

Resumo

Este artigo pretende apresentar um relato de experiência em codocência na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e durante minha participação no Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa, cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste. Como codocente na disciplina Políticas Urbanas, busquei estruturar atividades que trabalhassem aspectos do local do aluno – Díli (capital do país) –, abordando o tema Urbanização. Partindo da teoria das representações sociais, procurei compreender o que essa cidade representa para os alunos que nela residem ou apenas estudam e de que forma o processo de urbanização influencia no entendimento desse lugar. Sendo assim, trabalhei conjuntamente com a ótica do aluno, contrapondo uma abordagem descontextualizada que apenas reproduz um conhecimento de forma sistematizado, generalista e fixo. Com isso, tentei contribuir para um processo de ensino-aprendizagem que auxilie na formação de cidadãos que problematizem criticamente seu lugar.

Biografia do Autor

Vanessa Lessio Diniz, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é membra do Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia (APEGEO/UNICAMP). Tem experiência na área de Ensino de Geografia e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de geografia, formação de professores, currículo, estágio supervisionado, pesquisa-ação colaborativa e pedagogia crítica do lugar.

Referências

ARAÚJO, Carlos. Desenvolvimento da língua portuguesa na primeira década do século XXI. In: I SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO EM DÍLI, 2013. Díli. Atas do I Seminário da Educação em Díli. Díli: Universidade Nacional Timor Lorosa’e – Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento, 2013. 11 p.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.

CAVR, Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação de Timor-Leste. Chega! Relatório da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação de Timor-Leste. In: CAVR, Resumo Executivo da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação de Timor-Leste. Díli, 2005.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 2. ed. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de Pesquisas, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 169-186, jan./abr. 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GUEDES, Maria Denise; PAULINO, Vicente. Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Educação: um estudo preliminar sobre os desafios e possibilidades a partir da experiência compartilhada entre Brasil e Timor-Leste. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 365-389, maio/ago. 2016.

HULL, Geoffrey. Timor-Leste: Identidade, Língua e Política Educacional. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994 apud CAVALCANTI, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.

NEVES, Guteriano Nicolau. O paradoxo da cooperação em Timor-Leste. Tradução de Cássia Bechara. In: SILVA, Kelly Cristiane da; SIMIÃO, Daniel (org.). Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

PEPE, Leandro Leone; MATHIAS, Suzeley Kalil. O envolvimento do Brasil na questão timorense. Revues Lusotopie, Aix-en-Provence, XIII (2), p. 49-58, 2006.

PEREIRA, Maria Natercia Gusmão. Timor-Leste, o país do “crocodilo” no contexto económico asiático: Entre o interesse no desenvolvimento e a protecção dos direitos humanos. Timor-Leste, 2008. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/sextoEncontroConteudoTextual/anexo/TimorLeste.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

PEREIRA, Patrícia Barbosa; CASSIANI, Suzani. Ser x Saber – Efeitos simbólicos da colonialidade nas relações entre os sujeitos e o conhecimento científico. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 2011. Campinas. Atas do VIII ENPEC. Campinas: ABRAPEC, 2011. 10 p. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1147-1.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

PQLP, Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa. Projeto Político Pedagógico da cooperação brasileira em Timor-Leste, 2015.

RDTL, República Democrática de Timor-Leste. CENSO. Timor-Leste em números. Timor-Leste, 2015.

SCHERL, Ilana. Desafios e lições aprendidas na implementação de um programa de educação de adultos em Timor-Leste. In: SILVA, Kelly Cristiane da; SIMIÃO, Daniel (org.). Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: Humanitas UFMG, 2007.

TRACTENBERG, Leonel; STRUCHINER, Miriam. Revisão da literatura sobre colaboração docente no Ensino Superior de Ciências Exatas, Biológicas e da Saúde (1988-2008). In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 2009. Florianópolis. Atas do VII ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1722.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

ULLRICH, Danielle Regina; CARRION, Rosinha da Silva Machado. A Cooperação Brasileira na área da Educação nos PALOPS no período 2000-2012: principais atores e projetos. Revista Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 27, n. 1, p. 146-160, jan./abr. 2014.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
DINIZ, V. L. As representações sociais na disciplina de Políticas Urbanas. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-15, 30 abr. 2019.
Edição
Seção
Artigos