As representações sociais na disciplina de Políticas Urbanas

um relato de experiência de codocência em Timor-Leste

Autores

  • Vanessa Lessio Diniz Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1088-6314

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2539

Palavras-chave:

Representações Sociais, Políticas Urbanas, Cooperação Internacional, Timor-Leste, Codocência

Resumo

Este artigo pretende apresentar um relato de experiência em codocência na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e durante minha participação no Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa, cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste. Como codocente na disciplina Políticas Urbanas, busquei estruturar atividades que trabalhassem aspectos do local do aluno – Díli (capital do país) –, abordando o tema Urbanização. Partindo da teoria das representações sociais, procurei compreender o que essa cidade representa para os alunos que nela residem ou apenas estudam e de que forma o processo de urbanização influencia no entendimento desse lugar. Sendo assim, trabalhei conjuntamente com a ótica do aluno, contrapondo uma abordagem descontextualizada que apenas reproduz um conhecimento de forma sistematizado, generalista e fixo. Com isso, tentei contribuir para um processo de ensino-aprendizagem que auxilie na formação de cidadãos que problematizem criticamente seu lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Lessio Diniz, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é membra do Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia (APEGEO/UNICAMP). Tem experiência na área de Ensino de Geografia e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de geografia, formação de professores, currículo, estágio supervisionado, pesquisa-ação colaborativa e pedagogia crítica do lugar.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

DINIZ, V. L. As representações sociais na disciplina de Políticas Urbanas: um relato de experiência de codocência em Timor-Leste. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–15, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2539. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2539. Acesso em: 18 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)