Docência universitária durante a pandemia da COVID-19
um olhar do Chile
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24777Palavras-chave:
Docência universitária, Pandemia da COVID-19, ChileResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato livre sobre uma experiência pessoal de docência universitária durante a pandemia da COVID-19 no contexto do sistema universitário chileno. Do ponto de vista metodológico, o trabalho foi construído a partir da articulação de um relato baseado na memória e da experiência pessoal do autor, o que permitiu articular um argumento estruturado em várias reflexões abertas sobre ser professor universitário no contexto de emergência sanitária. Os resultados dessa reflexão foram articulados por meio das categorias de análise de tempo, tecnologia e relação pedagógica. A título de conclusão, são compartilhadas algumas reflexões baseadas em questionamentos e reflexões que emergiram da narrativa e que se apresentam como uma oportunidade de articulação de novas reflexões possíveis.
Referências
CHILE. Subsecretaria de Educación Superior. Informe Personal Académico en Educación Superior 2019, Santiago: Servicio de Información de Educación Superior, noviembre de 2019.
CHILE. Ministerio de Salud. Informe Epidemiológico Nº 42 Enfermedad por SARS-CoV-2 (COVID-19), Santiago: Departamento de Epidemiologia, 14 de agosto de 2020.
MÖNCKEBERG, María Olivia. El negocio de las universidades en Chile. Santiago: Debate, 2007.
MÖNCKEBERG, María Olivia. Con fines de lucro: la escandalosa historia de las universidades privadas en Chile. Santiago: Random House Mondadori, 2013.
PÁEZ, Alexander; KREMERMAN, Marco. Endeudar para gobernar y mercantilizar: el caso del CAE. Santiago: Fundación Sol, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Felipe Andres Zurita Garrido
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).