Docência universitária durante a pandemia da COVID-19

um olhar do Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24777

Palavras-chave:

Docência universitária, Pandemia da COVID-19, Chile

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato livre sobre uma experiência pessoal de docência universitária durante a pandemia da COVID-19 no contexto do sistema universitário chileno. Do ponto de vista metodológico, o trabalho foi construído a partir da articulação de um relato baseado na memória e da experiência pessoal do autor, o que permitiu articular um argumento estruturado em várias reflexões abertas sobre ser professor universitário no contexto de emergência sanitária. Os resultados dessa reflexão foram articulados por meio das categorias de análise de tempo, tecnologia e relação pedagógica. A título de conclusão, são compartilhadas algumas reflexões baseadas em questionamentos e reflexões que emergiram da narrativa e que se apresentam como uma oportunidade de articulação de novas reflexões possíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Andres Zurita Garrido, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE), Ñuñoa, Chile.

    Profesor de Historia y Ciencias Sociales, Licenciado en Educación y Magíster en Educación, Mención Didáctica e Innovación Pedagógica (Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Chile). Doctor en Educación (Universidad Federal de Minas Gerais, Brasil). Actualmente se desempeña como Profesor Investigador en el Departamento de Educación Básica de la Facultad de Filosofía y Educación de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE), Chile.

Referências

CHILE. Subsecretaria de Educación Superior. Informe Personal Académico en Educación Superior 2019, Santiago: Servicio de Información de Educación Superior, noviembre de 2019.

CHILE. Ministerio de Salud. Informe Epidemiológico Nº 42 Enfermedad por SARS-CoV-2 (COVID-19), Santiago: Departamento de Epidemiologia, 14 de agosto de 2020.

MÖNCKEBERG, María Olivia. El negocio de las universidades en Chile. Santiago: Debate, 2007.

MÖNCKEBERG, María Olivia. Con fines de lucro: la escandalosa historia de las universidades privadas en Chile. Santiago: Random House Mondadori, 2013.

PÁEZ, Alexander; KREMERMAN, Marco. Endeudar para gobernar y mercantilizar: el caso del CAE. Santiago: Fundación Sol, 2016.

Docência universitária durante a pandemia da COVID-19: um olhar do Chile

Publicado

14-11-2020

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

Como Citar

Docência universitária durante a pandemia da COVID-19: um olhar do Chile. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–9, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24777. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24777. Acesso em: 19 dez. 2024.