A influência das ditaduras militares no ensino universitário

o olhar da professora Elisa Lucarelli

Autores

  • Elisa Angela Lucarelli Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina y Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires, Argentina. https://orcid.org/0000-0001-7661-8550
  • Juliana Santos da Conceição Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1767-0364
  • Felipe Andres Zurita Garrido Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE), Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0002-4136-4340

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.54815

Palavras-chave:

ditadura militar, ensino superior, formação docente

Resumo

O presente artigo apresenta uma entrevista a Elisa Lucarelli, doutora e professora titular, atualmente aposentada, do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Tem como objetivo compreender os impactos da ditadura militar na prática docente no ensino superior argentino e seus desdobramentos até os dias de hoje. A pesquisa educacional contemporânea enfrenta o desafio do presentismo, uma visão que valoriza apenas o presente como momento de estudo. Contrapondo essa visão, a perspectiva histórica é importante para entender o desenvolvimento do ensino universitário ao longo do tempo. Examinar a história das universidades inclui analisar sua organização, cultura acadêmica, políticas de financiamento e admissão, bem como as mudanças e continuidades nos grupos que compõem essas instituições. Ao lembrar os 60 anos do golpe de Estado no Brasil, é importante entender outros contextos ditatoriais e sua influência na prática pedagógica no ensino universitário em outros países da América do Sul. A entrevista foi realizada, a partir de um roteiro semiestruturado, no dia 22 de julho de 2024, em formato on-line pelo Google Meet. Foi possível obter um relato detalhado da história argentina e a influência dos regimes ditatoriais na trajetória acadêmica da entrevistada. Elisa destaca que as políticas educacionais devem surgir dos próprios educadores, superando uma abordagem técnica em favor de uma perspectiva crítica que considere as práticas e experiências dos docentes. A formação docente deve respeitar as particularidades de cada disciplina. A assessoria pedagógica é vista como essencial, com uma função acadêmica abrangente, integrando profissionais de diversas especialidades. Para a entrevistada, é importante analisar cada instituição de forma individual, evitando a simples replicação de modelos de outros contextos, com foco nas características gerais do cenário educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisa Angela Lucarelli, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina y Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires, Argentina.

    Profesora, licenciada y doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires (UBA), donde fue profesora titular regular (hoy jubilada) de Didáctica de Nivel Superior. Investigadora Categoría 1 (máxima) en el Sistema Nacional de Investigación de Argentina. Área académica: Didáctica y Pedagogía Universitarias. Actualmente investigadora y docente de posgrados en UBA y UNTREF (Universidad Nacional de Tres de Febrero) y en universidades nacionales y latinoamericanas.

  • Juliana Santos da Conceição, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto. 

  • Felipe Andres Zurita Garrido, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE), Santiago, Chile.

    Professor de História e Ciências Sociais pela Universidad Academia de Humanismo Cristiano (UAHC), no Chile. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Áreas de interesse de pesquisa estão ligadas à História da Educação e ao Ensino de História.

Referências

ÁGUILA, Gabriela. La última dictadura militar argentina. Fases y estrategias (1976-1983). Nueva Sociedad, n. 308, p. 122-308, 2023. Disponible en: https://nuso.org/articulo/308-la-ultima-dictadura-militar-argentina/. Acceso en: 14 ene. 2025.

ARRIAGADA, Patricio. Financiamiento de la educación superior en Chile 1960-1988. Santiago: FLACSO, 1989.

AVEIRO, Martín. La Reforma Universitaria de Mendoza: políticas académicas en la Facultad de Filosofía y Letras (1973-1974). Cuadernos Chilenos de Historia de la Educación, Santiago, n. 3, p. 34-64, 2015. Disponible en: https://historiadelaeducacion.cl/index.php/home/article/view/28. Acceso en: 14 ene. 2025. DOI: https://doi.org/10.60611/cche.vi3.28.

COLECTIVO MEMORIA PUC. Una luz sobre la sombra. Detenidos desaparecidos y asesinados de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Santiago: CM PUC, 2010.

COMISIÓN DE RECONCILIACIÓN UNIVERSITARIA. Libro Memorial de la Universidad Técnica del Estado y la Universidad de Santiago de Chile: Informe de la Comisión de Reconciliación Universitaria de 1991, actualizado a 40 años del golpe de Estado de 1973. Santiago: Editorial USACH, 2013.

DAROCH, Emilio; PIZARRO, Carolina. Asalto a la UTE. Santiago: Editorial USACH, 2023.

ERRÁZURIZ TAGLE, Javiera. Control y disciplinamiento de la comunidad estudiantil en los primeros años del régimen militar (1973-1975): Los expedientes de Geografía y Teatro en la Universidad de Chile. Cuadernos Chilenos de Historia de la Educación, [S. l.], n. 8, p. 36–56, 2017. DOI: https://doi.org/10.60611/cche.vi8.18. Disponible en: https://historiadelaeducacion.cl/index.php/home/article/view/18. Acceso em: 14 ene. 2025.

ERRÁZURIZ TAGLE, Javiera. Intervención y depuración en la Universidad de Chile, 1973-1976. Un cambio radical en el concepto de universidad. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, 2017b. DOI: https://doi.org/10.4000/nuevomundo.70688. Disponible en: https://journals.openedition.org/nuevomundo/70688. Acceso en: 14 ene. 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/nuevomundo.70688

ESPÍNOLA, Claudio. Los detenidos desaparecidos del Pedagógico: el caso de Historia. Santiago: Editorial Santa Inés, 2019.

KAUFMANN, Carolina. Dictadura y Educación. Universidad y Grupos Académicos argentinos (1976-1983). Buenos Aires: Miño y Dávila, 2001.

KAUFMANN, Carolina. Dictadura y Educación. Depuraciones y vigilancia en las universidades nacionales argentinas. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2003.

MONSALVEZ ARANEDA, Danny; VALDÉS URRUTIA, Mario. El golpe de Estado de 1973 y la intervención militar en la Universidad de Concepción (Chile). Polis, Santiago, v. 15, n. 45, p. 363-384, dic. 2016. Disponible en: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682016000300018&lng=es&nrm=iso. Acceso en: 14 ene. 2025. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-65682016000300018. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-65682016000300018

MONSÁLVEZ ARANEDA, Danny. La Universidad de Concepción en Dictadura: delación, depuración y normalización, 1973-1980. Historia 396, Viña del Mar, v. 9, n. 2, p. 187-224, 2019. Disponible en: https://historia396.cl/index.php/historia396/article/view/362. Acceso: 14 ene 2025.

MONSÁLVEZ ARANEDA, Danny. Los académicos de la Universidad de Concepción contra la Dictadura de Pinochet: intervención, organización, lucha y la universidad para los universitarios, 1973-1990. Concepción: Editorial UDEC, 2023.

MOTTA, Rodrigo Pato Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

MOTTA, Rodrigo Pato Sá. Ditaduras militares: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. DOI: https://doi.org/10.7476/9786558580812

MUÑOZ-TAMAYO, Víctor; DURÁN-MIGLIARDI, Carlos. Los jóvenes, la política y los movimientos estudiantiles en el Chile reciente. Ciclos sociopolíticos entre 1967 y 2017. Izquierdas, Santiago, n. 45, p. 129-159, feb. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50492019000100129. Disponible en: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50492019000100129&lng=es&nrm=iso. Acceso en: 14 ene. 2025. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50492019000100129

MUÑOZ-TAMAYO, Víctor. Chascones. Dictadura, movimiento estudiantil y militancia en el ala izquierda de la Juventud Demócrata Cristiana JDC, 1973 - 1989. Izquierdas, Santiago, v. 49, 93, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/s0718-50492020000100293. Disponible en: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50492020000100293&lng=es&nrm=iso. Acceso en: 14 ene. 2025. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50492020000100293

PINEAU, Pablo; MARIÑO, Marcelo; ARATA, Nicolás; MERCADO, Belén. El principio del fin. Políticas y memorias de la educación en la última dictadura militar (1976-1983). Buenos Aires: Colihue, 2006.

PÓO, Ximena. La dictadura de los sumarios (1974-1985). Universidad de Chile intervenida. Santiago: Editorial Universitaria, 2016.

RODRÍGUEZ, Laura Graciela. La Universidad Argentina durante la última dictadura: actitudes y trayectorias de los rectores civiles (1976-1983). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, Bahia, v. 3, n. 1, p. 135-160, 2020. Disponible: em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1390. Acceso em: 14 ene. 2025.

RODRÍGUEZ, Laura Graciela. Universidad, peronismo y dictadura, 1973-1983. Buenos Aires: Prometeo, 2015.

TORO, Pablo. «Tiempos tristes»: notas sobre el movimiento estudiantil, comunidad y emociones en la Universidad de Chile ante la dictadura de Pinochet (1974-1986). Espacio, Tiempo y Educación, v. 2, n. 2, p. 107-124, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.14516/ete.2015.002.002.006. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/4774/477447182006.pdf. Acceso en: 15 ene. 2025. DOI: https://doi.org/10.14516/ete.2015.002.002.006

rdes

Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Entrevistas seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

Como Citar

LUCARELLI, Elisa Angela; CONCEIÇÃO, Juliana Santos da; GARRIDO, Felipe Andres Zurita. A influência das ditaduras militares no ensino universitário: o olhar da professora Elisa Lucarelli. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–28, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.54815. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/54815. Acesso em: 8 nov. 2025.