Por uma epistemologia do encontro

aproximações para outro pensar-sentir na formação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25046

Palavras-chave:

Formação superior, Saúde, Epistemologias

Resumo

A arquitetura curricular de cursos da saúde que predomina nas universidades dos países industrializados remonta a uma origem comum, ancorada na cientificidade representativa do modelo biomédico hegemônico. Essa estrutura formativa está na gênese do que convencionou-se nomear de crise da saúde, com o predomínio de procedimentos de intervenção e medicalização. Diante dessa constatação, propostas de mudanças na arquitetura curricular, centradas no modelo ampliado de saúde, vêm sendo implementadas na atualidade. Este ensaio tem como objetivo abrir um diálogo com os docentes sobre a importância do debate epistemológico para a emergência de um outro pensar-sentir no contexto da formação, que tome as noções de encontro e de experiências do sensível como orientadoras de novas possibilidades. Conclui-se que uma formação em saúde mediada pelo encontro depende de uma abertura epistêmica a outros paradigmas fora do marco exclusivo da racionalidade científica, na qual o docente desempenha papel fundamental.

Biografia do Autor

  • Maria Beatriz Barreto do Carmo, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

    Professora adjunta do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPG-EISU/UFBA). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo e mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

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Publicado

30-03-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Por uma epistemologia do encontro: aproximações para outro pensar-sentir na formação em saúde. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–13, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.25046. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/25046. Acesso em: 19 dez. 2024.