Professores em início de carreira no magistério superior

narrativas sobre a docência no curso de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41549

Palavras-chave:

docência universitária, educação física, professor iniciante

Resumo

O início de carreira para um professor em uma instituição de ensino superior nos cursos de graduação em Educação Física pode revelar singularidades passíveis de estudo. Ao considerar questões relativas à formação, ao ensino, aos saberes e à produção de conhecimento no campo da Educação Física, este artigo tem como objetivo conhecer e problematizar algumas representações que envolvem a concepção de docência que pauta o trabalho desse professor, as demandas e as complexidades do ensino superior, em especial, na área de Educação Física. Por meio de um roteiro de entrevistas com histórias de vida e histórias profissionais e, posteriormente, a entrevista narrativa, escutamos relatos de 12 professores de instituições de ensino superior da região metropolitana do município de Vitória-ES e percebemos histórias importantes sobre a docência, sobre sua prática cotidiana e sobre seus valores e sentimentos. Entender a docência como um processo que exige conhecimentos específicos é uma ação importante para reconhecer a sua complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvia Fernanda Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Professora de Educação Física, doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professora em instituição de ensino superior privada e na rede municipal pública de educação básica.

 

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro de Educação Física e Desporto. Coordenadora do Práxis – Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (CEFD/UFES).

 

Referências

ALVES, Cláudia Aleixo. O currículo de um curso de licenciatura em Educação Física pós-diretrizes curriculares: da prescrição ao cotidiano da formação. 2019. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 6. ed. Tradução: Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BARBOZA, Maria da Graças Auxiliadora Fidelis. A aula universitária: coreografias de ensino. Curitiba, PR: CRV, 2015.

BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.

BETTI, Mauro; KUNZ, Elenor; ARAÚJO, Lísia C. Gonçalves de; GOMES-DA-SILVA, Eliane. Por uma didática da possibilidade: implicações da fenomenologia de Merleau-Ponty para a Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 28, n. 2, 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/54. Acesso em: 13 nov. 2023.

BRACHT, Valter. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

BRACHT, Valter. Desafios e dilemas da pós-graduação em Educação Física: conhecimento e especificidade. In: RECHIA, Simone et al. (org.). Dilemas e desafios da pós-graduação em Educação Física. Ijuí-RS. Unijuí, 2015, v. 1, p. 109-123.

CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica inovadora. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.29643. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/29643. Acesso em: 17 nov. 2023.

COCO, Vanessa M.; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto; POROLNIK, Sinara; ROVEDA, Patrícia Oliveira. Professores principiantes: dificuldades da docência superior. In: GARIGLIO, José Ângelo (org.). A inserção profissional na docência universitária: dilemas, desafios e aprendizagens profissionais. Curitiba: Appris, 2022.

CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetórias e lugares de formação da docência

universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2010.

D’ÁVILA, Cristina. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: D’ÁVILA, Cristina; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 17, n. 01, abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/xhw4bbpW3HZkPQZhTtWLcbH/. Acesso em: 13 nov. 2023.

GEREZ, Alessandra Galve. A nova classe trabalhadora vai ao ensino superior: um estudo das práticas didático-pedagógicas em licenciaturas de Educação Física do setor privado no Espírito Santo. 2019. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (org.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2005.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Educação superior: a entrada na docência universitária. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED NACIONAL, 33., Caxambu/MG – 17 a 20 de outubro. Educação no Brasil: o balanço de uma década. Rio de Janeiro: Clone Carioca, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as histórias de vida a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-24, jul./dez. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FPRNJxFHvDf8jX5Yx55ThhH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 nov. 2023.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MELO, Geovana Ferreira. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.

NASCIMENTO, Sylvia Fernanda. Professores iniciantes na docência universitária: problematizações sobre os conhecimentos pedagógicos nos cursos de graduação em Educação Física. 2023. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REZER, Ricardo. O trabalho docente na formação inicial em Educação Física: reflexões epistemológicas. 2010. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

SANCHES NETO, Luiz; BETTI, Mauro. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5a. a 8a. série do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 5-23, jan./mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000100001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16678. Acesso em: 14 nov. 2023.

SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. p. 137-179.

SEVERINO, Antônio Joaquim; PIMENTA, Selma Garrido. Apresentação da coleção. In: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade [online]. Salvador: EDUFBA, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523211981. Disponível em: http://books.scielo.org/id/cb. Acesso em: jun. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ZABALZA, Miguel Ángel. Ser profesor universitario hoy. La Cuestión Universitaria, Madrid, n. 5, p. 68-80, oct. 2009. ISSN 1988-236X. Disponível em: http://polired.upm.es/index.php/lacuestionuniversitaria/article/view/3338. Acesso em: 18 mar. 2021.

Downloads

Publicado

17-11-2023

Como Citar

NASCIMENTO, S. F.; FIGUEIREDO, Z. C. C. Professores em início de carreira no magistério superior: narrativas sobre a docência no curso de Educação Física. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–20, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41549. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/41549. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)