Docência e formação continuada no ensino superior

experiências em uma universidade federal no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51070

Palavras-chave:

docência, ensino superior, formação continuada

Resumo

Este artigo se insere no âmbito das discussões acerca da docência e da formação de professores no ensino superior. Ele relata a experiência de formação continuada de professores em uma universidade federal no Sudeste do Brasil, partindo do seguinte questionamento: como promover uma formação contínua que atenda às reais necessidades dos docentes do ensino superior? Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, com o objetivo de socializar ações formativas promovidas para docentes universitários no período de 2018 a 2024. A discussão está ancorada em Masetto (2008), Masetto e Gaeta (2019), Imbernón (2012, 2022), Nóvoa (1992, 1997, 2017, 2023), dentre outros autores. Os resultados mostraram que a formação continuada em serviço proporcionou aos docentes espaços de socialização profissional por meio de diferentes atividades (grupo de estudos, palestras, minicursos e oficinas), consolidando comprometimento, coletividade e troca de experiências. Destaca-se, principalmente, a criação de um espaço de discussão acerca da docência universitária, possibilitando o estudo e o debate de temas apontados pelos próprios professores do campus como relevantes para a prática docente. Como conclusão, ressalta-se o surgimento de uma nova cultura de formação de professores na instituição em estudo. Essa ação fortalece a implementação de formação continuada institucionalizada no ensino superior, com o propósito de ressignificar os saberes e as práticas docentes, contribuindo também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelha Vaz Pedrosa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre, ES, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui especialização (lato sensu) em Psicopedagogia Institucional. Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-ES), campus de Alegre, com experiência em assessoramento pedagógico docente.

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre, ES, Brasil.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre. É Secretária Executiva na UFES - Campus de Alegre. Desenvolve estudos sobre Formação de professores, Currículo, Culturas e Linguagens.

Isabella Vilhena Freire Martins, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre, ES, Brasil.

Professora titular do Departamento de Medicina Veterinária – CCAE-Ufes. Pós-doutorado e Doutorado em Sanidade Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Parasitologia Veterinária pela UFRRJ. Graduada em Medicina Veterinária pela UFRRJ. Atua na área de doenças parasitárias de animais e possui 20 anos de experiência como docente de ensino superior, ministrando disciplinas de graduação e pós-graduação.

Referências

BRAATHEN, Per Christian. Professor como ter sucesso no ensino superior: Didática e metodologia para um ensino superior efetivo. Viçosa: Aprenda Fácil, 2014.

BRASIL, MEC. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 set. 2024.

BRASIL, MEC. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF. 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm#:~:text=Decreto%20n%C2%BA%205707&text=DECRETO%20N%C2%BA%205.707%2C%20DE%2023%20DE%20FEVEREIRO%20DE%202006.&text=Institui%20a%20Pol%C3%ADtica%20e%20as,11%20de%20dezembro%20de%201990. Acesso em: 16 set. 2024.

COTTA, Rosângela Minardi Mitre. Métodos ativos de ensino, aprendizagem e avaliação: da teoria à prática. Viçosa: Editora UFV, 2023.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Revista Educação Unisinos, v. 12, p. 182-186, n. 3, set./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.20083.03

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas: Papirus, 2011.

DEMO, Pedro; FURTADO, Joaci Pereira. Outra universidade é possível: entrevista com Pedro Demo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, e044855, p. 1-11, 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.44855. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/44855. Acesso em: 16 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.44855

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.

IMBERNÓN, Francisco; MEDINA, José Luís. Aprendizagem na Universidade. Participação do estudante. São Paulo: Cortez, 2022.

LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

LUPIA, Márcia de Oliveira; CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais. O começo da carreira do professor no ensino superior: um estudo sobre a identidade docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, e045576, p. 1-17, 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45576. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/45576. Acesso em: 16 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45576

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. 9. ed. São Paulo: Summus, 2008.

MASETTO, Marcos; GAETA, Cecília. Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil. Em Aberto, v. 32, n. 106, 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4434

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

NÓVOA, António. Formação de professores. In: Nóvoa, António. (org.). Vidas de professores. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal, Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor. Afirmar a profissão docente, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p.1106-1133, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt. Acesso em: 08 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843

NÓVOA, António. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.

NÓVOA, António; ROMANO, Pauliane; NASCIMENTO SILVA, Patrícia; NONATO, Bréscia França. Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária: um diálogo com o professor António Nóvoa. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, e048009, p. 1-20, 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.48009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48009. Acesso em: 16 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.48009

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9GBmR7D7z6DDv7zKkrndSDs/?lang=pt#. Acesso em: 13 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454

Downloads

Publicado

16-09-2024

Como Citar

PEDROSA, M. V.; OLIVEIRA, J. C. de; MARTINS, I. V. F. Docência e formação continuada no ensino superior: experiências em uma universidade federal no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–20, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.51070. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/51070. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos