LabJuX

uma experiência de ensino, pesquisa e extensão universitária no contexto das juventudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.54895

Palavras-chave:

juventudes, laboratório, extensão universitária, culturas midiáticas, experiência docente

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel dos jovens como atores sociais na produção de conteúdos midiáticos relacionados às suas culturas e cotidianos, a partir da experiência do Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes (LabJuX) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trata-se de resultado de pesquisa voltado para os estudos das juventudes e suas culturas, especialmente no que diz respeito às midiáticas, e de observações no campo a partir da produção de conteúdos desde o ano de 2022 até a presente data. Paulo Freire, Rossana Reguillo, José Machado Pais e Jesús Martín-Barbero, entre outros, sustentam o texto teoricamente. A metodologia contempla três abordagens: a primeira é a abordagem autoetnográfica das autoras, que são também coordenadoras do LabJuX; a segunda é a analítica, quando são tomados os processos de elaboração e negociação das produções discentes; e a terceira é a etnográfica, com a observação dos espaços de interação, criação e visibilidade midiática que estimulam as produções discentes no contexto do projeto, bem como a colaboração de ativistas externos ao ambiente universitário. Foram observados cinco alunos de graduação e três projetos sociais ligados à cultura do skate: CDD Skate Arte, Instituto Ademafia e Coletivo Skate Petrópolis.  Conclui-se que o ambiente do ensino e da pesquisa conforma o olhar dos jovens a parâmetros normativos, mas é na combinação da extensão universitária com a visibilidade midiática que seus cotidianos se impõem como código imanente praticado em pluralidade.

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Biografia do Autor

  • Cláudia da Silva Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Doutora e Mestre em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/IFCS-UFRJ). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Bolsista Cientista do Nosso Estado da Faperj.

  • Marcella Silva Azevedo, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, RJ, Brasil.

    Pesquisadora de pós-doutorado na PUC-Rio com bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Bolsa PDJ, Proc. 174486/2023-5). Pesquisadora do Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes (LabJuX), no Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Adjunta do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Doutora e Mestre em Comunicação pela PUC-Rio.

  • Amanda Almeida Antunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Doutora e Mestre em Comunicação pela PUC-Rio. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do Centro Universitário La Salle (UniLaSalle-RJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ – 2015). Atualmente, também presta serviços de criação publicitária, design gráfico, design de interfaces digitais e fotografia.

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Cláudia da Silva; AZEVEDO, Marcella Silva; ANTUNES, Amanda Almeida. LabJuX: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão universitária no contexto das juventudes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–19, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.54895. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/54895. Acesso em: 22 dez. 2025.