Grupos de pesquisa em enfermagem

sistemas complexos para a gestão do conhecimento

Autores

  • Ítalo Rodolfo Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Escola de Enfermagem Anna Nery. Rio de Janeiro, RJ – Brasil
  • Joséte Luzia Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Escola de Enfermagem Anna Nery. Rio de Janeiro, RJ – Brasil
  • Maria Auxiliadora Trevizan Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Thiago Privado da Silva UFRJ, Curso de Enfermagem e Obstetrícia, Macaé RJ , Brazil, UFRJ, Campus Macaé, Curso de Enfermagem e Obstetrícia. Macaé, RJ – Brasil
  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180038

Palavras-chave:

Enfermagem, Ciência, Gestão do Conhecimento, Grupos de Pesquisa

Resumo

Objetivos: compreender os significados que estudantes de Enfermagem, enfermeiros assistenciais e pesquisadores atribuem aos grupos de pesquisa; discutir as implicações desses significados para a gestão do conhecimento em Enfermagem. Métodos: pesquisa explicativa, de abordagem qualitativa cujo referencial teórico foi a Teoria da Complexidade e o metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Pesquisa com 25 participantes, dos quais: graduandos em Enfermagem, enfermeiros assistenciais e pesquisadores, vinculados a instituições públicas do estado do Rio de Janeiro. A entrevista semiestruturada foi utilizada como técnica de coleta de dados, realizada no período de outubro de 2014 a agosto de 2015. Os dados foram codificados por análise comparativa, seguindo os preceitos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados: o estudo revelou que os grupos de pesquisa são compreendidos como atratores complexos que podem reordenar situações negativas para conectar pesquisa e assistência de enfermagem e, assim, impulsionar a gestão do conhecimento. Conclusões: a partir da integração entre estudantes de Enfermagem, enfermeiros assistenciais e pesquisadores, a dinâmica dos grupos de pesquisa pode favorecer a formação do enfermeiro pautada em uma perspectiva sistêmica da profissão, fundamentada na necessidade de conhecimento atualizado e conectado às demandas socais.

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Publicado

04-10-2018

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Grupos de pesquisa em enfermagem: sistemas complexos para a gestão do conhecimento. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 24º de março de 2025];22. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49649

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