Análise das dissertações e teses do programa de pós-graduação em enfermagem da universidade federal da paraíba
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49656Palavras-chave:
Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Características dos Estudos, Educação em Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em EnfermagemResumo
Objetivo: analisar a tendência temática e metodológica das dissertações e teses do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Método: estudo descritivo e documental, mediante a análise das teses e dissertações defendidas entre 2008 e 2016. Resultados: foram defendidas 162 dissertações e 26 teses, havendo maior prevalência de estudos descritivos, com abordagem qualitativa, na linha de pesquisa de Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem e na área temática de Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso, tendo o hospital como cenário mais frequente. A técnica de entrevista semiestruturada foi a mais utilizada, com análise dos dados por meio de softwares de análise estatística. Evidenciou-se que a teoria das necessidades humanas básicas foi a mais utilizada. Conclusão: verificou-se maior aprofundamento científico da ciência da Enfermagem, com a consolidação de novas linhas de pesquisa e, assim, novas perspectivas e saberes são construídos e difundidos na comunidade científica.
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