A dor como quinto sinal vital, desafios para a incorporação na formação em saúde

Autores

  • Maria Fernanda Muniz Ferrari Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói RJ , Brasil, Universidade Federal Fluminense – UFF, Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6606-8938
  • Donizete Vago Daher Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói RJ , Brasil, Universidade Federal Fluminense – UFF, Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6249-0808
  • Juliane de Macedo Antunes Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói RJ , Brasil, Universidade Federal Fluminense – UFF, Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9763-8291
  • Eleinne Felix Amim Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói RJ , Brasil, UFF, Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado na Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5049-6372
  • Camila Moreira Jesus Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói RJ , Brasil, UFF, Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado na Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0888-1570
  • Marina de Almeida Geraldo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Enfermagem, Rio de Janeiro RJ , Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Departamento de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7012-7291

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49819

Palavras-chave:

Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Conhecimento, Assistência Centrada no Paciente, Dor

Resumo

Objetivo: refletir sobre a abordagem do tema dor nos cursos de formação profissional em saúde na perspectiva de quinto sinal vital. Métodos: estudo reflexivo, realizado nos meses de maio e junho de 2018, baseado na literatura científica e análise crítica dos autores. Resultados: educar para o manejo da dor na perspectiva de incorporá-la como quinto sinal vital, numa abordagem transdisciplinar, da integralidade do cuidado, da prevenção e da promoção da saúde, torna-se imprescindível e prioritário, por indicar um redirecionamento da formação, podendo representar expressivo avanço e consequente atendimento humanizado aos indivíduos que convivem com a dor. Conclusão: evidenciou-se como importante a realização de revisão dos currículos dos cursos da área da saúde e das estratégias de ensino-aprendizagem com vistas a dar ao conteúdo dor um lugar de destaque, com ênfase nas estratégias ativas e interativas, com olhar especial para a assistência centrada no paciente. Com isso, desenvolvem-se competências técnicas e comportamentais que valorizem o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade, com o objetivo de oferecer um cuidado de alto padrão.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

1.
Ferrari MFM, Daher DV, Antunes J de M, Amim EF, Jesus CM, Geraldo M de A. A dor como quinto sinal vital, desafios para a incorporação na formação em saúde. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 20º de dezembro de 2019 [citado 3º de outubro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49819

Edição

Seção

Artigo de Reflexao

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