Autoconfiança e satisfação dos estudantes de enfermagem em simulação de emergência

Autores

  • Carina Bortolato-Major Universidade Estadual do Norte do Parana, Departamento de Enfermagem, Bandeirantes PR , Brasil, Universidade Estadual do Norte do Parana, Departamento de Enfermagem - Bandeirantes, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7711-8010
  • Maria de Fátima Mantovani Universidade Federal do Parana, Programa de Pos-Graduacao em Enfermagem, Curitiba PR , Brasil, Universidade Federal do Parana, Programa de Pos-Graduacao em Enfermagem - Curitiba, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7961-8273
  • Jorge Vinicíus Cestari Felix Universidade Federal do Parana, Programa de Pos-Graduacao em Enfermagem, Curitiba PR , Brasil, Universidade Federal do Parana, Programa de Pos-Graduacao em Enfermagem - Curitiba, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0086-674X
  • Radamés Boostel Universidade Federal do Parana, Programa de Pos-Graduacao em Enfermagem, Curitiba PR , Brasil, Universidade Federal do Parana, Programa de Pos-Graduacao em Enfermagem - Curitiba, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2678-0001
  • Ângela Taís Mattei Conselho Regional de Enfermagem, Departamento de Fiscalizacao, Londrina PR , Brasil, Conselho Regional de Enfermagem, Departamento de Fiscalizacao. Londrina, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4927-3806
  • Juliana Perez Arthur Universita Cattolica del Sacro Cuore, Brescia BS , Italia, Universita Cattolica del Sacro Cuore, Master In Infermieristica Di Comunita - Brescia - BS - Italia. http://orcid.org/0000-0002-1465-0202
  • Roberto Molina de Souza Universidade Tecnologica Federal do Parana, Departamento de Matematica, Cornelio Procopio PR , Brasil, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Departamento de Matematica. Cornelio Procopio, PR - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0638-3650

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200073

Palavras-chave:

Confiança, Satisfação Pessoal, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Enfermagem em Emergência

Resumo

Objetivo: comparar a autoconfiança para avaliação e intervenção de enfermagem em cenários clínicos simulados de emergência e verificar a satisfação dos estudantes de Enfermagem em participar do método. Métodos: pesquisa de intervenção, de braço único, longitudinal do tipo antes e depois, realizado com 35 estudantes de Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. A intervenção foi a simulação de alta fidelidade utilizando o modelo da National League Nursing/Jeffries Simulation Theory em cinco cenários clínicos de emergência com nível progressivo de complexidade que incluíram a avaliação e intervenção nas áreas neurológica, respiratória e cardíaca. A mensuração dos desfechos foi realizada mediante o Self Confidence Questionnaire e a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas. Resultados: a comparação dos resultados demonstrou significativo aumento (p<0,05) na aquisição de autoconfiança para avaliação e intervenção em casos clínicos simulados de emergência, nas áreas neurológica (p=0,0073 e p=0,0431), respiratória (valores entre p<0,0001 e p=0,0060) e cardíaca (valores entre p<0,0001 e p=0,0494). O escore de satisfação médio foi de 8,4 pontos, do máximo de 10,0, indicando elevado grau de satisfação com as experiências vivenciadas. Conclusões: os cenários clínicos simulados em nível crescente de complexidade promoveram aumento da autoconfiança para avaliação e intervenção de enfermagem, e a partir dessa autoconfiança os estudantes se sentiram competentes e satisfeitos porque conseguiram avaliar e intervir nas situações clínicas apresentadas e, portanto, pode-se inferir que se sentiram preparados para a experiência clínica real.

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Publicado

11-11-2020

Como Citar

1.
Bortolato-Major C, Mantovani M de F, Felix JVC, Boostel R, Mattei Ângela T, Arthur JP, Souza RM de. Autoconfiança e satisfação dos estudantes de enfermagem em simulação de emergência . REME Rev Min Enferm. [Internet]. 11º de novembro de 2020 [citado 9º de outubro de 2024];24(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49926

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