Autoconfiança e satisfação dos estudantes de enfermagem em simulação de emergência
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200073Palavras-chave:
Confiança, Satisfação Pessoal, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Enfermagem em EmergênciaResumo
Objetivo: comparar a autoconfiança para avaliação e intervenção de enfermagem em cenários clínicos simulados de emergência e verificar a satisfação dos estudantes de Enfermagem em participar do método. Métodos: pesquisa de intervenção, de braço único, longitudinal do tipo antes e depois, realizado com 35 estudantes de Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. A intervenção foi a simulação de alta fidelidade utilizando o modelo da National League Nursing/Jeffries Simulation Theory em cinco cenários clínicos de emergência com nível progressivo de complexidade que incluíram a avaliação e intervenção nas áreas neurológica, respiratória e cardíaca. A mensuração dos desfechos foi realizada mediante o Self Confidence Questionnaire e a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas. Resultados: a comparação dos resultados demonstrou significativo aumento (p<0,05) na aquisição de autoconfiança para avaliação e intervenção em casos clínicos simulados de emergência, nas áreas neurológica (p=0,0073 e p=0,0431), respiratória (valores entre p<0,0001 e p=0,0060) e cardíaca (valores entre p<0,0001 e p=0,0494). O escore de satisfação médio foi de 8,4 pontos, do máximo de 10,0, indicando elevado grau de satisfação com as experiências vivenciadas. Conclusões: os cenários clínicos simulados em nível crescente de complexidade promoveram aumento da autoconfiança para avaliação e intervenção de enfermagem, e a partir dessa autoconfiança os estudantes se sentiram competentes e satisfeitos porque conseguiram avaliar e intervir nas situações clínicas apresentadas e, portanto, pode-se inferir que se sentiram preparados para a experiência clínica real.
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