Conhecimento dos alunos de graduação em educação física sobre exercício físico para indivíduos com diabetes mellitus

Autores

  • Thaís Mara Alexandre Bertazone Ribeirão PretoSP, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação, Brasil
  • Flávia Fernanda Luchetti Rodrigues Ribeirão PretoSP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas , Brasil
  • Cassiano Merussi Neiva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências ; Ribeirão PretoSP, Universidade de Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina , Brasil
  • Carla Regina de Souza Teixeira Ribeirão PretoSP, USP, EERP , Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Brasil
  • Érika do Carmo Bertazone Ribeirão PretoSP, Universidade de Ribeirão Preto, Brasil
  • Maria Lucia Zanetti Ribeirão PretoSP, USP, EERP , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2015.50102

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Exercício, Conhecimento, Atividade Motora, Educação de Pacientes como Assunto

Resumo

Este estudo transversal teve como objetivo analisar o conhecimento de alunos de bacharelado em Educação Física sobre diabetes e exercício físico. A amostra foi constituída de 69 alunos de três cursos de bacharelado em Educação Física, em 2011. Para a coleta de dados foi elaborado questionário com 27 questões relacionadas ao conhecimento sobre conceitos da doença, sinais e sintomas e exercício físico. Os resultados mostraram que os alunos apresentaram índice satisfatório de acertos na categoria exercício físico e insatisfatório na categoria conceitos, sinais e sintomas. Das 27 questões, obteve-se média de 11,1±3,4 para as respostas corretas e de 15,0±2,8 para as incorretas; 23 alunos deixaram de responder alguma questão, média de 2,4±2,7. Recomenda-se agregar às disciplinas da grade curricular conteúdos sobre conceitos, sinais e sintomas e exercício físico relacionado à doença. Assim, o educador físico poderá contribuir para a integralidade da atenção à saúde.

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Publicado

01-06-2015

Como Citar

1.
Bertazone TMA, Rodrigues FFL, Neiva CM, Teixeira CR de S, Bertazone Érika do C, Zanetti ML. Conhecimento dos alunos de graduação em educação física sobre exercício físico para indivíduos com diabetes mellitus. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 18º de maio de 2024];19(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50102

Edição

Seção

Pesquisa