Análise contextual da consulta de enfermagem na visita domiciliar às pessoas com lesão medular

Autores

  • Alexsandro Silva Coura João PessoaPB, Universidade Estadual da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública , Brasil
  • Bertha Cruz Enders NatalRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem , Brasil
  • Rejane Maria Paiva de Menezes NatalRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem , Brasil
  • Inacia Sátiro Xavier de França João PessoaPB, UEPB, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Programa de Pós-Graduação em Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2013.50192

Palavras-chave:

Enfermagem, Consulta em Domicílio, Traumatismos da Medula Espinhal

Resumo

Objetivou-se analisar os aspectos contextuais que influenciam a realização da consulta de enfermagem na visita domiciliar às pessoas com lesão medular. Revisão narrativa nas bases SciELO, IBECS, LILACS e PubMed. O material foi analisado à luz do modelo Análise de Contexto, que indica quatro camadas de relações contextuais interativas dos fenômenos que facilitam a sua compreensão (imediata, específica, geral e metacontextual). Os dados foram apresentados em subtemas: as peculiaridades da consulta de enfermagem às pessoas com lesão medular (nível contextual imediato); os percalços do assistir às pessoas com lesão medular em visita domiciliar (nível contextual específico); crenças, valores e repercussões psicossociais diante da lesão medular (nível contextual geral); e capital jurídico para pessoas com lesão medular: da legislação às normativas ministeriais (metacontexto). O significado do fenômeno estudado foi mais bem compreendido, possibilitando ser compartilhado e utilizado nas práticas de enfermagem.

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Publicado

01-12-2013

Como Citar

1.
Coura AS, Enders BC, Menezes RMP de, França ISX de. Análise contextual da consulta de enfermagem na visita domiciliar às pessoas com lesão medular. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2013 [citado 30º de junho de 2024];17(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50192

Edição

Seção

Artigo Reflexivo/Ensaio

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