Repensando a realidade pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

  • Tânia Couto Machado Chianca UFMG, EE , Dpto. ENB
  • Eliana Aparecida Villa UFMG, EE , Dpto. ENA
  • Bernadete Esperança Monteiro
  • Hozana Reis Passos

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem-Métodos, Currículo, Escolas de Enfermagem, Universidades

Resumo

O novo momento vivenciado pelos cursos de graduação em enfermagem tem implicado um repensar a realidade didático-pedagógica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). Nessa perspectiva, realizamos um estudo descritivo e exploratório, com o objetivo de conhecer as abordagens didático-pedagógicas ora utilizadas nas disciplinas, como e onde têm sido desenvolvidas as atividades teóricopráticas. A investigação foi realizada a partir da aplicação de questionário aos coordenadores das disciplinas do curso da graduação em enfermagem. Como resultados, pode-se verificar que há um desconhecimento por parte de alguns docentes sobre as diferentes concepções pedagógicas por eles utilizadas, o que evidenciou contradições entre as concepções metodológicas descritas e a prática didática desenvolvida. Constatou-se, também, diversificação dos cenários de práticas e que algumas experiências implementadas mostram que se está caminhando para a construção de metodologias inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-03-2004

Como Citar

1.
Chianca TCM, Villa EA, Monteiro BE, Passos HR. Repensando a realidade pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2004 [citado 30º de junho de 2024];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50905

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>