Repensando a realidade pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v8i1.50905Palavras-chave:
Educação em Enfermagem-Métodos, Currículo, Escolas de Enfermagem, UniversidadesResumo
O novo momento vivenciado pelos cursos de graduação em enfermagem tem implicado um repensar a realidade didático-pedagógica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). Nessa perspectiva, realizamos um estudo descritivo e exploratório, com o objetivo de conhecer as abordagens didático-pedagógicas ora utilizadas nas disciplinas, como e onde têm sido desenvolvidas as atividades teóricopráticas. A investigação foi realizada a partir da aplicação de questionário aos coordenadores das disciplinas do curso da graduação em enfermagem. Como resultados, pode-se verificar que há um desconhecimento por parte de alguns docentes sobre as diferentes concepções pedagógicas por eles utilizadas, o que evidenciou contradições entre as concepções metodológicas descritas e a prática didática desenvolvida. Constatou-se, também, diversificação dos cenários de práticas e que algumas experiências implementadas mostram que se está caminhando para a construção de metodologias inovadoras.Publicado
01-03-2004
Edição
Seção
Pesquisa
Como Citar
1.
Repensando a realidade pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2004 [citado 22º de março de 2025];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50905