Uso de métodos activos en educación técnica en enfermería
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415.2762.20210046Palabras clave:
Graduación em Auxiliar de Enfermeria, Aprendizaje, Capacitación de Recursos Humanos en Salud, Aprendizaje Basado en Problemas, EducaciónResumen
Objetivo: comprender cómo se han desarrollado los métodos de aprendizaje activo en la formación técnica en Enfermería. Método: estudio cualitativo, realizado mediante la técnica de análisis temático. Se entrevistó a 29 profesores de 10 cursos técnicos de enfermería en la región Medio Oeste de São Paulo. Resultados: se encontró que los docentes describen algunos principios que orientan los métodos de aprendizaje activo; sin embargo, utilizan predominantemente el método tradicional con la implementación de algunas prácticas alternativas que se acercan a los principios de los métodos activos; enfrentan desafíos relacionados con la resistencia de estudiantes y profesores, falta de estructura institucional, además de considerar que su implementación es difícil y lenta. Cuando usan estrategias que involucran la proactividad de los estudiantes, pueden observar resultados positivos. Conclusión: los docentes utilizan de manera puntual de algunas prácticas de enseñanza basadas en los principios de los métodos de aprendizaje activo, ya que el método de enseñanza tradicional aún está fuertemente establecido como un hábito entre los involucrados en el proceso, requiriendo avances en la reorganización institucional, la formación y capacitación de profesores.
Descargas
Referencias
Brasil. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF (BR): DOU, 20 set 1990[citado em 2020 abr. 20]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 6, de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF(BR): DOU, 21 set 2012[citado em 2020 abr. 20]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192
Piaget J. Pedagogia. Lisboa: Éditions Odile Jacob; 1998.
Rego TC. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2001.
Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Rev Thema. 2017[citado em 2020 abr. 28];14(1):268-88. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295 doi: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404
Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/ aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de Enfermagem. Trab Educ Saúde. 2016[citado em 2020 abr. 8];14(2):473-86. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tes/v14n2/1678-1007-tes-1981-7746-sip00114.pdf
Rodrigues NR, Andrade CB. O cuidado na formação dos técnicos de Enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos. J Res Fundam Care. Online. 2017[citado em 2020 maio 6]; 9(1):106-13. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/53602/ssoar-revpesquisa-2017-1-rodrigues_et_al-Care_in_the_training_of.pdf?sequence=1
Pertille F, Dondé L, Oliveira MCB. Formação profissional de nível médio em Enfermagem: desafios e estratégias de ensino. J. Nurs. Health. 2020[citado em 2020 abr. 12];10 (Spec No): e20104002. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/14710/11182 doi: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/JONAH.V10I4.14710
Centro Paula Souza. Missão, visão, objetivos e diretrizes. São Paulo: Centro Paula Souza; [c2020?] [citado em 2020 abr. 26]. Disponível em: http://www.cps.sp.gov.br/quem-somos/missao-visao-objetivos-e-diretrizes
Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesqui Qual. Abril 2017[citado em 2020 ago. 15]; 5(7):01-12. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59
Braun V, Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qual Res Psychol 2006[citado em 2020 maio 2];3(2):77-101. Available from: https://www.researchgate.net/publication/235356393_Using_thematic_analysis_in_psychology
Kim L. Métodos ativos de ensino: coconstrução subjetiva da capacidade de pensar o próprio pensamento em sala de aula. Rev Bras Psicodrama. 2020[citado em 2020 maio 2];26(1):31-40. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicodrama/v26n1/v26n1a04.pdf
Santana EB, Valente JAS, Freitas NMSF. Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia. Rev Exitus. 2019[citado em 2020 maio 11];9(1):175-201. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/720/420
Vasconcelos YL, Manzi SMS. Processo ensino-aprendizagem e o paradigma construtivista. Interfaces Cient Educ. 2017[citado em 2020 mar. 18];5(3):66-74. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238/2329
Santos MZ, Otani MAP, Tonhom SFR, Marin MJS. Graduação em Enfermagem: ensino por aprendizagem baseada em problemas. Rev Bras Enferm. 2019[citado em 2020 mar. 22];72(4):1071-7. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v72n4/pt_0034-7167-reben-72-04-1071.pdf
Noula I. Pensamento crítico e desafios na educação para a cidadania democrática: um estudo etnográfico em escolas de ensino fundamental na Grécia. Educ Real. 2018[citado em 2020 abr. 17];43(3):865-6. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n3/pt_2175-6236-edreal-43-03-865.pdf
Corrêa AK, Sordi MRL. Educação profissional técnica de nível médio no Sistema Único de Saúde e a política de formação de professores. Texto & Contexto Enferm. 2018[citado em 2020 mar. 27];27(1):e2100016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v27n1/0104-0707-tce-27-01-e2100016.pdf
Fialho LMF, Sousa FGA, Freire VC. Formação continuada de professores: o que se publica no norte e nordeste? Rev Exitus. 2020[citado em 2020 mar. 17];10:e020038. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1286/698
Cristo F, Günther H. Hábito: por que devemos estudá-lo e o que podemos fazer? Psico (Porto Alegre). 2015[citado em 2020 maio 7];46(2):233-42. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/17816/13351
Freitas DA, Santos EMS, Lima LVS, Miranda LN, Vasconcelos EL, Nagliate PC. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissionalem saúde. Interface (Botucatu). 2016[citado em 2020 maio 14];20(57):437-48. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v20n57/1807-5762-icse-1807-576220141177.pdf
Giva KRN, Duma SE. Characteristics and critical success factors for implementing problem-based learning in a human resource-constrained country. Curationis. 2015[citado em 2020 maio 8];38(1):1283. Disponível em: https://curationis.org.za/index.php/curationis/article/view/1283
Guzzo GB, Lima VMR. O desenvolvimento do pensamento crítico na educação: uma meta possível? Educ Unisinus. 2018[citado em 2020 maio 13];22(4):334-43. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/edu.2018.224.11/60746614
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.


































