Aprendizagem baseada em problemas no ensino remoto:

vivências de estudantes de enfermagem na pandemia covid-19

Autores

  • Paula Sales Rodrigues ;
  • Maria José Sanches Marin ;
  • Aline Pereira Souza
  • Gabriela Martins Grandin
  • Karina Roberta Vieira de Almeida
  • Carolina Saab Rocha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762-20210055

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação a Distância, Educação em Enfermagem, Infecções por Coronavírus

Resumo

Objetivo: compreender a percepção dos estudantes de Enfermagem frente ao processo tutorial remoto no período de isolamento social decorrente da COVID-19. Método: trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da hermenêutica dialética, a qual busca contextualizar o discurso dos atores, as suas compreensões e autenticidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 22 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior de São Paulo, Brasil, de setembro a dezembro de 2020. Resultados: dos 22 estudantes entrevistados, 21 se identificaram como sendo do sexo feminino, com idades entre 19 e 24 anos e, em sua maioria, residindo com familiares no período da pandemia. Identificaram-se quatro temáticas na análise da percepção desses estudantes frente ao processo tutorial remoto: a dinâmica do processo tutorial remoto; as limitações impostas às atividades no domicílio; os incômodos da pandemia; e a falta de recursos institucionais e de momentos de convivência. Conclusão: o processo tutorial remoto configura-se como essencial para a continuidade da aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Identificou-se, porém, a falta de efetiva integração com a prática profissional e entre os integrantes do processo e a inadequação dos recursos do domicílio. Depreende-se que a repentina alteração da ordem estabelecida levou ao enfrentamento dos desafios e contribuiu para novas aprendizagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Noordegraaf-Eelens L, Kloeg J., Noordzij G. PBL and sustainable education: addressing the problem of isolation. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2019[citado em 2021 fev. 10];24:971-9. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31598885/

2. Inoue CYA, Valença MM. Contribuições do Aprendizado Ativo ao Estudo das Relações Internacionais nas universidades brasileiras. Meridiano 47. 2017[citado em 2020 ago. 21];18. Disponível em:https://redib.org/Record/oai_articulo3087408-contribui%C3%A7%C3%B5esdo-aprendizado-ativo-ao-estudo-das-rela%C3%A7%C3%B5esinternacionais-nas-universidades-brasileiras

3. Barrett T. Understanding problem-based learning. In: Barret T, M. LI, Fallon H, editors. Handbook of enquiry and problem-based learning irish case studies and international perspectives. Galway: Celt; 2005. p. 13-25.

4. Leupin RE. Active Pedagogy or Active Methods? The Case of Active Learning at University. Pedagogia ativa ou métodos ativos? Rev Digit Investig Docencia Univ. 2016[citado em 2021 fev. 21];10(1):16-27. Disponível em: https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/456/441

5. Wosinki J, Belcher AE, Dürrenberger Y, Allin A-C, Stormacq C, Gerbson L. Facilitating problem-based learning among undergraduate nursing students: qualitative systematic review. Nurse Educ Today.2018[citado em 2020 ago. 10]18:67-74. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691717302022

6. Santos MZ, Otani MAP, Tonhom SFR, Marin MJS. Graduação em Enfermagem: ensino por aprendizagem baseada em problemas. Rev Bras Enferm. 2019[citado em 2020 ago.10];72(4):1071-7. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S003471672019000401071&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

7. Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Rev. 2020 Mar 27[citado em 2021 jan. 14]. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergencyremote-teaching-and-online-learning

8. Torres A, Domańska-Glonek E, Dzikowski W, Korulczyk J, Torres K. Transition to online is possible: Solution for simulation-based teaching during the COVID-19 pandemic. Med Educ. 2020[citado em 2021 jan. 22];54(9):858-9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32418247/

9. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.

10. Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesqui Qual. 2017[citado em 2020 ago. 15];5(7):01-12. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59

11. Almeida DB, Queirós PJP, Silva GTR, Laitano ADC, Almeida SS. Estereótipos sexistas na Enfermagem portuguesa: Um estudo histórico no período de 1935 a 1974. Esc. Anna Nery Rev Enferm. 2016[citado em 2020 jul. 20];20(2):228-35. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S141481452016000200228&lng=en&nrm=iso

12. Marques APP. Na fronteira do mercado do emprego: jovens, trabalho e cidadania. Trab Educ Saúde. 2020[citado em 2020 jul.13];18(supl. 1):e0024981. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S198177462020000400501&lng=en&nrm=iso

13. Silva CA, Paschoalino WJ, De Gouveia DR, Ribeiro CB, Bazon SD, Jovetta R. O conceito de família sob as novas perspectivas sociais. Rev Científica UNAR. 2019[citado em 2020 dez. 20];19(2):126-41. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol19_n2_2019/8_O_CONCEITO_DE_FAMILIA_SOB_AS_NOVAS_PERSPECTIVAS_SOCIAIS.pdf

14. Seymour-Walsh AE, Weber A, Bell A. Practical approaches to pedagogically rich online tutorials in health professions education. Rural Remote Health. 2020[citado em 2021 jan.14];20(2):6045. Disponível em: https://www.rrh.org.au/journal/article/6045

15. Marquit E. Contradição na dialética e na lógica formal. Princípios Rev Teór Polít Inf. 1996[citado em 2021 mar. 10];43:58-68. Disponível em: http://www.grabois.org.br/cdm/colecao-principios/151718-44623/1996-11-01/contradicoes-na-dialetica-e-na-logica-formal» http://www.grabois.org.br/cdm/colecao-principios/151718-44623/1996-11-01/contradicoes-na-dialetica-e-na-logica-formal

16. Seymour-Walsh AE, Weber A, Bell A. Pedagogical foundations to online lectures in health professions education. Rural Remote Health. 2020[citado em 2021 jan.30];20(2):6038. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32466654/

17. Wilcha RJ. Effectiveness of Virtual Medical Teaching During the COVID-19 Crisis: Systematic Review. JMIR Med Educ. 2020[citado em 2021 jan. 25];6(2):e20963. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33106227/

18. Foo CC, Cheung B, Chu KM. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the COVID-19 pandemic. BMC Med Educ. 2021[citado em 2021 fev 20];21(1):141. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-021-02575-1

19. Nishimura Y, Ochi K, Tokumasu K, Obika M, Hagiya H, Kataoka H, et al. Impact of the COVID-19 Pandemic on the Psychological Distress of Medical Students in Japan: cross-sectional survey study. J Med Internet Res. 2021[citado em 2021 fev. 18];23(2):e25232. Disponível em: https://www.jmir.org/2021/2/e25232/

20. Wilcha RJ. Effectiveness of Virtual Medical Teaching During the COVID-19 Crisis: systematic review. JMIR Med Educ. 2020[citado em 2021 jan. 28];6(2):e20963. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32531804/

21. Lee ICJ, Koh H, Lai SH, Hwang NC. Academic coaching of medical students during the COVID-19 pandemic. Med Educ. 2020[citado em 2021 jan. 10];54(12):1184-5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32531804/

22. Wilcha R-J. Eficácia do ensino médico virtual durante a crise COVID-19: revisão sistemática. JMIR Med Educ. 2020[citado em 2021 fev. 04];6(2):e20963. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33106227/

23. Carvalho VO, Conceição LSR, Gois MB Jr. Pandemia de COVID-19: Além da educação médica no Brasil. J Card Surg. 2020[citado em 2021 fev. 14];35(6):1170-1. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jocs.14646

24. Gibbs T. A pandemia de Covid-19: provocando o pensamento e incentivando a mudança, professor de medicina. Med Teach.2020[citado em 2021 fev. 17];42(7):738-40. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0142159X.2020.1775967

25. Morgan G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas; 2006.

Publicado

01-01-2021

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Aprendizagem baseada em problemas no ensino remoto:: vivências de estudantes de enfermagem na pandemia covid-19. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de janeiro de 2021 [citado 25º de dezembro de 2025];25. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/54979

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)