Integração ensino-serviço na formação do enfermeiro no estado de são paulo (brasil)

Autores

  • Cássia Regina Fernandes Biffe Peres Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem, Marília SP , Brazil, Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem. Marília, SP – Brasil
  • Maria José Sanches Marin Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem, Marília SP , Brazil, Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem. Marília, SP – Brasil
  • Sílvia Franco da Rocha Tonhom Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem, Marília SP , Brazil, Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem. Marília, SP – Brasil
  • Pedro Marco Karan Barbosa Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem, Marília SP , Brazil, Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem. Marília, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49627

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Currículo, Sistema Único de Saúde, Serviços de Integração Docente-Assistencial

Resumo

OBJETIVO: analisar como vem ocorrendo a integração ensino-serviço na formação do enfermeiro, seus avanços e desafios. MÉTODO: estudo qualitativo que analisou, por meio da hermenêutica-dialética, os projetos pedagógicos de seis cursos de Enfermagem do estado de São Paulo e as entrevistas de 21 professores. RESULTADOS E DISCUSSÃO: observa-se que está ocorrendo diversificação dos cenários e inserção dos estudantes na prática profissional nas séries iniciais. A integração ensino-serviço caminha entre avanços e desafios, considerando que esse movimento deve ser mantido independentemente da conjuntura política, por acordos institucionais e garantia de espaços de construção conjunta. A inserção dos estudantes nos cenários promove distintos impactos na transformação da prática esperada. Embora a integração seja mais consolidada na atenção básica, as instituições vêm buscando fortalecimento com os hospitais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o processo de integração ensino-serviço está envolto por complexidades e subjetividades que necessitam ser discutidas para superação do descompasso entre intenções acadêmicas e de cuidado.

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Publicado

10-12-2018

Como Citar

1.
Peres CRFB, Marin MJS, Tonhom SF da R, Barbosa PMK. Integração ensino-serviço na formação do enfermeiro no estado de são paulo (brasil). REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10º de dezembro de 2018 [citado 9º de outubro de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49627

Edição

Seção

Pesquisa

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