Descobrindo a pergunta
a dialética da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2021.36924Palavras-chave:
Metodologia da pesquisa, Problema da pesquisa, Projeto de pesquisaResumo
Como definir uma pergunta que contenha o problema da pesquisa? A dúvida, aparentemente simples, trata do aspecto fundamental para a vivência efetiva da metodologia da pesquisa científica. As dificuldades enfrentadas pelos alunos de graduação devem ser um estímulo para o trabalho de recorte do tema a ser desvendado na pesquisa, especialmente diante do infinito da demanda por conhecimento.
Referências
ECO, Umberto. Como fazer uma tese. Trad. Gil César Cardoso de Souza. 14. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998
GALUPPO, Marcelo Campos. Da ideia à defesa: monografias e teses jurídicas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2003.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca, NICÁCIO, Camila Silva. (Re)Pensando a Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática. 5. ed. rev. amp. atual. São Paulo: Almedina, 2020.
INSTITUTO HOUAISS. Dicionário eletrônico da Houaiss da língua portuguesa. Versão 1.0.10, São Paulo: Objetiva, mar. 2006.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Vozes, 1998.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mônica Sette Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.