“Resistir e Consolidar”
história e trajetória do Centro Acadêmico de Ciências do Estado (CACE)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4988Palavras-chave:
Ciências do Estado, Centro Acadêmico, Movimento EstudantilResumo
O presente artigo se propõe a fazer uma análise histórica da recente, porém intensa trajetória do Centro Acadêmico do curso de Ciências do Estado (CACE) da Universidade Federal de Minas Gerais. Desse modo, nos propomos a uma recuperação do processo de constituição do Centro Acadêmico, bem como uma análise sistemática das gestões que atuaram no CACE desde sua fundação até o ano de 2015, sendo elas: “SuperAção”, “Movimenta”, “Praxis”, “Construção Coletiva”, “COR”, além das perspectivas para a atual gestão do CACE, a “Ubuntu”. Desse modo, o artigo revela o estreito limiar existente entre a atuação estudantil organizada na consolidação e resistência do curso de Ciências do Estado da UFMG.
Downloads
Referências
CACE. Gestão Superação e o curso de Ciências do Estado: uma retrospectiva do quanto nós caminhamos. Voz Acadêmica, Belo Horizonte, p. 16 – jun. 2013.
SITE DO CACE. Sobre o CACE. Disponível em: <http://caceufmg.com.br/o-cace/sobre-o--cace/>. Acesso em: 28/11/15.
______________. Regimento Interno do Centro Acadêmico de Ciências do Estado. Disponí-vel em: <http://caceufmg.com.br/o-cace/regimento-interno/>. Acesso em: 01/12/2015.
SHIMOMURA, Thelma Yanagisawa. Movimento Estudantil - A história do recente Centro Aca-dêmico de Ciências do Estado (CACE). Voz Acadêmica, Belo Horizonte, p. 11 - 11, 01 ago. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista de Ciências do Estado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.