Revista de Ciências do Estado

a que será que se destina?

Autores

  • Lucas Parreira Álvares Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-0339-3730
  • Sabrina Carozzi Bandeira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Afonso Campos Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9699-4411
  • Victoria Nicolielo Reginatto Noviscki Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2023.47606

Palavras-chave:

Revista de Ciências do Estado, Ciências do Estado, Educação

Resumo

Memorar é viver, é estar atento, é conhecer o passado para construir um melhor e mais brilhante futuro. Bem-vindas e bem-vindos a esta viagem pelas páginas da história da nossa tão querida e reconhecida Revista de Ciências do Estado.

Esta memória histórica, além de marcar o início do formato de publicação na REVICE, que se destina ao registro das memórias do bacharelado em Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais, é uma celebração dos primeiros cinco anos do projeto, que nasceu do esforço coletivo e do compromisso dos alunos do bacharelado em Ciências do Estado.

Desde sua criação, a REVICE foi concebida como um periódico feito pelos alunos e para os alunos. Os editores-chefes e toda a equipe editorial se dedicaram incansavelmente para garantir a qualidade e a relevância dos trabalhos publicados, incentivando o diálogo interdisciplinar e o pensamento crítico.

Ao longo dos cinco anos de existência da REVICE, muitos desafios foram enfrentados e superados. O compromisso em promover a excelência acadêmica e a diversidade de temas abordados tornaram a revista um importante canal para a divulgação das pesquisas realizadas pelos estudantes.

Em 2021, o I Encontro Internacional da Revista de Ciências do Estado marcou um momento especial em nossa trajetória, os cinco anos da publicação do primeiro volume da REVICE, Ciências do Estado: Trajetórias Perspectivas, realizada em 27 de julho de 2016. Com o tema "Desafios na produção e difusão do conhecimento científico", o evento reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, fortalecendo o trabalho da revista e ampliando as fronteiras do conhecimento.

Esta memória histórica se destina a registrar e preservar as significativas reflexões, os aprendizados e as conquistas ao longo desses anos através de depoimentos das Editoras-chefes e Editores-chefes que passaram pela REVICE até a realização do evento.

Esperamos que esta memória inspire as futuras gerações de alunos a continuarem a tradição de excelência acadêmica, promovendo o diálogo interdisciplinar e a produção científica no campo das Ciências do Estado. Que a Revista de Ciências do Estado siga sendo uma fonte de inspiração, reflexão e crescimento intelectual para todos os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Parreira Álvares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor substituto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil. É graduado em Ciências Sociais, em Ciências do Estado e mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutorando em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi fundador e Editor-chefe da Revista de Ciências do Estado. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0339-3730. Contato: lucasparreira1@gmail.com.

Sabrina Carozzi Bandeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Jornalismo pelas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFRJ), Brasil. Foi Editora-chefe da Revista de Ciências do Estado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6227-4715. Contato: sabrinacarozzi@gmail.com.

Gabriel Afonso Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências do Estado e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Foi Editor-chefe da Revista de Ciências do Estado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9699-4411. Contato: gabriel.afns1@gmail.com.

Victoria Nicolielo Reginatto Noviscki, Universidade Federal de Minas Gerais

É bacharel em Ciências do Estado e mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Foi Editora-chefe da Revista de Ciências do Estado. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7264-4196. Contato: victoria.nicolielo@gmail.com.

Referências

.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

ÁLVARES, L. P.; BANDEIRA, S. C.; CAMPOS, G. A.; NOVISCKI, V. N. R. Revista de Ciências do Estado: a que será que se destina?. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 1–18, 2023. DOI: 10.35699/2525-8036.2023.47606. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e47606. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.