Reconstruindo narrativas

mediação e conflitos de gênero e sexualidade no ambiente escolar

Autores

  • Igor Campos Viana Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jéssica Luiza Moreira Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2017.5056

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Conflito, Escola, Mediação

Resumo

Os conflitos de gênero e sexualidade no ambiente escolar são marcados por uma forte lógica naturalizadora de hierarquizações identitárias que ocultam sua própria historicidade. A partir dessa naturalização estabelece-se um complexo sistema de controle de identidades transgressoras que oprime e invisibiliza outras inteligibilidades de mundo possíveis. Nesse contexto, a mediação apresenta-se enquanto atividade promotora de intersubjetividade e intercompreensão que pode jogar luz sobre a historicidade e “não naturalidade” desse sistema. Uma possibilidade para que os sujeitos determinem autonomamente seus caminhos em direção a uma sociedade menos opressora e a uma democracia radical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Campos Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Direito e mestrando da Linha História, Poder e Liberdade do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contato: icamposviana@gmail.com. http://orcid.org/0000-0002-8132-1185

Jéssica Luiza Moreira Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel  em  Direito  e  mestranda  linha  Acesso  à  justiça  do  Programa  de  Pós  Graduação  da  Faculdade  de  Direito  e  Ciências  do  Estado  da  Universidade  Federal  de  Minas  Gerais  (UFMG).  Contato:  jessicapba@hotmail.com. http://orcid.org/0000-0001-7733-164X

Referências

BALZER, Carsten e LAGATA, Carla. TransMurderMonitoring 2015. TransgenderEurope, 2015.

BENTO, Berenice; PELÚCIO, Larissa. Despatologização do gênero: a politização das identidades abjetas. In: Revista de Estudos Feministas, Florianópolis: 20(2): 569-581, maio-agosto/2012.

BORGES, Jorge Luis. O idioma analítico de John Wilkins. Tradução: David Arrigucci Jr. In: Outras inquisições. São Paulo: Cia. das Letras, 2007 [1952].

BONAFE-SCHMITT, Jean-Pierre. Os modelos de mediação: modelos latinos e anglosaxões de mediação. In: Revista Meritum, Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012.

BUTLER, Judith. Gendertrouble: feminismandsubversionofidentity. New York: Routledge, Champman& Hall, Inc, 1990.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo. Democracia sem espera e processo de constitucionalização: uma crítica aos discursos oficiais sobre a chamada “transição política brasileira”. In: Revista anistia política e justiça de transição, v. 2, n. 3, p. 200-229, jan./jun. 2010.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas Guia Prático para Educadores. Brasília, 2014.

DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a Descobrir: Relatório para a comissão internacional sobre educação para o século XXI. 8.ed São Paulo. Cortez; Brasilia, DF: MEC: UNESCO, 2003.

DORNELLES, Priscila Gomes; DAL’ IGNA, Maria Cláudia. Gênero, sexualidade e idade: tramas heteronormativas nas práticas pedagógicas da educação física escolar. In: Educ. Pesqui, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1585-1599, dez., 2015.

FERNANDES, Nathane da Silva. Da mediação voltada à cidadania às essencialidades da atuação do mediador: a Independência, a Equidistância e o Não-Poder. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG, 2013.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? tradução de RosiscaDarCy de Oliveira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 7ª ed. ,1983

FOUCAULT, Michel; DELEUZE, Gilles; Os intelectuais e o poder: Conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze. In FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. (Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979. Disponível em <http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2017/03/foucault-microfisica-do-poder.pdf> Acesso em 23 de julho de 2017.

FOUCAULT, Michel. Soberania e Disciplina. In FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. (Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979. Disponível em <http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2017/03/foucault-microfisica-do-poder.pdf> Acesso em 23 de julho de 2017.

__________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

HABERMAS, Jürgen.BetweenFactsandNorms: Contributionsto a DiscourseTheoryof

Law andDemocracy.Cambridge: MIT Press, 1998.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário, a normatividade em ação. In: Revista retratos da escola brasileira, v.7, n. 13. p.481-498, jul/dez, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

MOORE, Christopher W. O Processo de Mediação: Estratégias Práticas para a Resolução de Conflitos. Trad. Magda França Lopes. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

NICÁCIO, Camila Silva. Mediação para a Autonomia – Alteridades em Diálogo. In: e-cadernos ces [Online]. Edição 2, 2008.

NICOLAU, Gilda. Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica. In: Revista Meritum, Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012.

ORSINI, A.et. al. RECAJ nas escolas: promoção de cidadania e formas alternativas de resolução de conflitos no ambiente escolar. In: Revista extensão, Cruz das Almas, BA: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão.v.3, n.1, p.191 -201, setembro/2012.

PIVA, Edgar Antonio. A questão do sujeito em Paul Ricoeur. In: Síntese, Belo Horizonte, v. 26, n. 85, 1999.PRADO, Marco Aurélio Máximo. Da mobilidade social à constituição da identidade política: reflexões em torno dos aspectos psicossociais das ações coletivas. In: Psicologia em Revista, Belo Horizonte: v.8, n.11, p. 59-71, jun. 2002.

PRADO, Marco Aurélio Máximo; MARTINS, Daniel Arruda; ROCHA, Leonardo Tolentino. O litígio sobre o impensável: escola, gestão dos corpos e homofobia institucional. In: Bagoas, nº 4, p 209-232, 2009.

PRADO, Marco Aurélio Máximo. Anotações de classe da disciplina Psicologia Social II, ministrada durante o primeiro semestre de 2016. Anotações realizadas pelo discente Igor Campos Viana. Belo Horizonte, 2016.

RICOEUR, Paul. Le Juste. Paris: Éditions Esprit, 1995.

RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Revolução Democrática da Justiça. São Paulo: Cortez, 2007.

SENA, Adriana; FERNANDES, Nathane. Ensino jurídico, pesquisa e extensão: a experiência do programa RECAJ UFMG. In: Universitas/JUS, v. 24, n. 2, p. 11-21, 2013.

SENA, Adriana. Circulação de Modelos Jurídicos, Recepção e Mediação. In: Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Número Especial: Jornadas Jurídicas Brasil-Canadá, 2013, p. 15 – 28.

SIX, Jean-François. Dinâmica da Mediação. Tradução de Giselle Groeninga de Almeida, Águida Arruda Barbosa e Eliana Riberti Nazareth. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.

SOLER, Raúl Calvo. Mapeo de Conflictos: Técnica para laexplorácion de los conflitos. Barcelona, Editora Gedisa, 2014.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2015. Homicídio de mulheres no Brasil. Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, 1ª ed. Brasília, 2015.

WARAT, Luis Alberto. O Ofício do Mediador. Florianópolis: Habitus, 2001.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

VIANA, I. C.; BARBOSA, J. L. M. Reconstruindo narrativas : mediação e conflitos de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 302–323, 2017. DOI: 10.35699/2525-8036.2017.5056. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e5056. Acesso em: 21 nov. 2024.