A conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar

conhecimento, competências e aptidões

Autores

  • João Freitas Coroado

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15488

Palavras-chave:

competências, planos de estudo, aptidões, Conhecimento, Conservação e Restauro

Resumo

O estudo apresentado foca a evolução dos planos curriculares resultantes de reestruturações e alterações efectuadas por força da lei, relativos às formações no domínio da Conservação e Restauro, ministrada no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), ao longo dos cerca de 25 anos, no sentido de contribuir para a reflexão sobre o presente e o futuro da formação académica nesta área, nomeadamente as estratégias que têm sido adoptadas no âmbito da aquisição de  conhecimentos, das competências e aptidões necessárias para  as  boas  práticas  em  conservação  e  restauro,  sem  perder  de  vista  a  experiência  adquirida e os princípios que foram sendo inscritos nos documentos basilares das organizações nacionais e internacionais, que estão, directa ou indirectamente, relacionadas com o exercício da profissão de conservador-restaurador.As relações que foram sendo fortalecidas  com  os  nossos  parceiros,  públicos  e  privados,  são  fundamentais  para  o  modelo de ensino que tem sido seguido, pois permite a especialização que cada aluno pretende desenvolver e a prática necessária para o competente desempenho no âmbito da conservação e restauro. 

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Biografia do Autor

  • João Freitas Coroado
    Doutor em Geociências pela Universidade de Aveiro.
    Docente no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), onde
    atuou como Coordenador e director do Departamento de
    Arte, Conservação e Restauro. Actualmente, dirige a Escola
    Superior de Tecnologia de Tomar e pertence desde 2011 ao
    Conselho Geral do Instituto Politécnico de Tomar.
    Leciona, no curso de Licenciatura e no mestrado em
    Conservação e Restauro, na área de estudos dos materiais
    pétreos e cerâmicos, alteração e alterabilidade,
    e monitorização e controlo ambiental.

Referências

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Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

A conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar: conhecimento, competências e aptidões. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 172–187, 2014. DOI: 10.35699/2238-2046.15488. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15488. Acesso em: 15 nov. 2025.