A conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar
conhecimento, competências e aptidões
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15488Palavras-chave:
competências, planos de estudo, aptidões, Conhecimento, Conservação e RestauroResumo
O estudo apresentado foca a evolução dos planos curriculares resultantes de reestruturações e alterações efectuadas por força da lei, relativos às formações no domínio da Conservação e Restauro, ministrada no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), ao longo dos cerca de 25 anos, no sentido de contribuir para a reflexão sobre o presente e o futuro da formação académica nesta área, nomeadamente as estratégias que têm sido adoptadas no âmbito da aquisição de conhecimentos, das competências e aptidões necessárias para as boas práticas em conservação e restauro, sem perder de vista a experiência adquirida e os princípios que foram sendo inscritos nos documentos basilares das organizações nacionais e internacionais, que estão, directa ou indirectamente, relacionadas com o exercício da profissão de conservador-restaurador.As relações que foram sendo fortalecidas com os nossos parceiros, públicos e privados, são fundamentais para o modelo de ensino que tem sido seguido, pois permite a especialização que cada aluno pretende desenvolver e a prática necessária para o competente desempenho no âmbito da conservação e restauro.
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Referências
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