A conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar: conhecimento, competências e aptidões
Resumo
O estudo apresentado foca a evolução dos planos curriculares resultantes de reestru-turações e alterações efectuadas por força da lei, relativos às formações no domínio da
Conservação e Restauro, ministrada no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), ao longo dos
cerca de 25 anos, no sentido de contribuir para a reflexão sobre o presente e o futuro da
formação académica nesta área, nomeadamente as estratégias que têm sido adoptadas
no âmbito da aquisição de conhecimentos, das competências e aptidões necessárias
para as boas práticas em conservação e restauro, sem perder de vista a experiência
adquirida e os princípios que foram sendo inscritos nos documentos basilares das orga-
nizações nacionais e internacionais, que estão, directa ou indirectamente, relacionadas
com o exercício da profissão de conservador-restaurador.As relações que foram sendo
fortalecidas com os nossos parceiros, públicos e privados, são fundamentais para o
modelo de ensino que tem sido seguido, pois permite a especialização que cada aluno
pretende desenvolver e a prática necessáriapara o competente desempenho no âmbito
da conservação e restauro.
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Publicado
2014-11-28
Como Citar
COROADO, J. F. A conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar: conhecimento, competências e aptidões. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 172–187, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15488. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos - Seção temática
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