Perspectivas colaborativas de formação docente a partir de uma experiência no ensino de balé
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15589Palabras clave:
Dança, Formação docente, Ensino de BaléResumen
Neste artigo compartilhamos reflexões sobre formação docente em Dança no ensino não formal, tomando-se a análise de trajetórias formativas de professoras de balé clássico, em Pelotas-RS, originadas de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2013 e referenciadas nas contribuições de Nóvoa (2009) e Shulman (1986). A análise mostra que conhecer a docência pela perspectiva da colaboração e do respeito à experiência que nos antecede pode favorecer a disposição para a atuação coletiva, além de apontar o quanto experiências empíricas de docência em Dança aparecem como significativos pontos para o enriquecimento da formação e da prática pedagógica no espaço formal.
Referencias
BARBOZA, Mônica Corrêa de Borba. O projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL: uma trajetória em movimento. 2015. 176f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas.
BORBA, Mônica Corrêa de. Profissão, Professor de Dança! A trajetória de Formação de uma professora de Balé Clássico na cidade de Pelotas. 2013. 124f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Universidade Federal de Pelotas.
MICHELON, Francisca F.; BORGES, Beatriz N.; SCHPWONKE, Raquel S. (Org.). Ballet em fotos. Pelotas: Editora Universitária-UFPel, 2004.
NÓVOA, António. Professores: imagens de um futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.
SHULMAN, Lee. Those who understand: the knowledge growths in teaching. Education Research, February, p. 4-14, 1986.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Mônica Corrêa de Borba Barboza, Eleonora Campos da Motta Santos, Viviane Saballa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.