A gênese da pesquisa de Angel e Klauss Vianna sobre a dança brasileira
Décadas de 1950 a 1970
Palavras-chave:
Angel Vianna, Klauss Vianna, Dança BrasileiraResumo
O casal Angel e Klauss Vianna é reconhecido pelo trabalho corporal desenvolvido no Brasil, cujo início se deu em meados da década de 1950. Na trajetória artística e pedagógica dos Vianna percebe-se que a brasilidade é uma tônica recorrente. Esse artigo visa analisar o conceito de dança brasileira defendido pelo casal, através de obras artísticas e outras publicações, desde o início de seu desenvolvimento até o final da década de 1970.
Referências
A MELHOR ESCOLA é viver. Deixar o corpo e a cuca eternamente abertos. Jornal da Bahia. Salvador, 4 nov. 1980.
AGAMBEM, Giogio. Notas sobre o gesto. In: Revista Artefilosofia. Ouro Preto: Universidade
Federal de Ouro Preto, IFAC, 2008.
ALVARENGA, Arnaldo Leite de. A Construção da Dança Moderna em Belo Horizonte: 1957-1975. Dissertação (Mestrado em Educação). Belo Horizonte: UFMG, 2002.
__________. Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiência educativa em movimento
(1948-1990). Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação: Educação e Inclusão Social. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
___________. Klauss Vianna: abrindo caminhos. Livro no 3. Missão Memória da Dança no Brasil. Série Personalidades da Dança em Minas Gerais. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010.
AQUINO, Dulce. Klauss Vianna: conexão da dança brasileira com a modernidade. Revista de Arte e Cultura Piracema, Rio de Janeiro: Funarte, n. 1, ano 1. p. 111-118, 1993.
BALLET KLAUSS VIANNA cria dança brasileira: primeira apresentação de O Amanuense Belmiro será na capital. Diário de Minas. Belo Horizonte, 3 set. 1960.
CÉSAR, Antônio. Ballet Klauss Vianna quer expressão própria para uma dança brasileira!
Última Hora. Belo Horizonte, 6 set. 1960.
COSTA, Mauro José. Grupo Teatro do Movimento. Novas Danças. Jornal Opinião. Rio de
Janeiro, 10 dez. 1976.
DANÇA, os passos sem direção. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 21 set. 1974, Caderno B, p. 4.
FONSECA, Ione. Canto, teatro e dança. Klauss Vianna. Revista Horizonte. Belo Horizonte, jun. 1953.
GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de Danca 3. Rio de Janeiro: Ed. UniverCidade, 2005.
HAYDÉE. I Temporada de Ballet da cidade. Diario de Minas. Belo Horizonte, 26 jun. 1959.
LEVI, Clovis. Forma e espaço. O cotidiano vivo da dança. O Globo. Rio de Janeiro, 18 nov. 1976. Cultura, p. 35.
MACHADO, Amélia Carmem. Pela primeira vez em Belo Horizonte um espetáculo de ballet com coreografia moderna. Diário de Minas. Belo Horizonte, 16 jan. 1955.
MACHADO, Lúcia Helena Monteiro. A filha da paciência: na época da Geração Complemento. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2001.
MARILENA; JURA. Minha intenção é refletir a índole do povo e não suas exterioridades. Diário de Minas. Belo Horizonte, 28 ago. 1960.
MARSCHNER, João. Festival Klauss Vianna. Estado de Minas. Belo Horizonte, 15 set. 1960.
MORAIS, Frederico. É preciso que o ballet tenha consciência nacional. O Diário. Belo Horizonte, 13 abr. 1958.
______. Balé Nacional. Estado de Minas. Belo Horizonte, 15 set. 1962. NAVAS, Cassia. Dança brasileira, no final do séc XX. Dicionário SESC. A Linguagem da Cultura. São Paulo: Perspectiva, 2003. Disponível em http://cassianavas.com.br/wpcontent/uploads/pdf/campo_da_danca_danca_brasileira.pdf>. Acesso em: 30 out. 2016.
PAIXÃO, Paulo. Por uma política cidadã do corpo: A função comunicativa do nacionalismo na dança no Brasil. Tese de doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
PASSOS NATIVOS no Teatro do Movimento. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 20-21 nov. 1976. Serviço, p. 9.
PEREIRA, Roberto. A formação do balé brasileiro: nacionalismo e estilização. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor. São Paulo: Annablume; Brasília, DF: CAPES, 2010.
_________. Escola Angel Vianna – Uma escola “em movimento”. O Percevejo Online. Periódico do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas PPGAC/UNIRIO. Rio de Janeiro, 2009. Volume 1, Fascículo 2.
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; KEISERMAN, Nara (Org.). O corpo cênico: entre a dança e o teatro. São Paulo: Annablume; Rio de Janeiro: UNIRIO, CAPES, 2013.
UMA DANÇA QUE SE INSPIRA pelo gesto cotidiano. Jornal da Tarde. São Paulo, 1 mar. 1978.
TEATRO DO MOVIMENTO: uma nova proposta de dança de Vianna. Jornal da Bahia. Salvador, 19 set. 1978.
VIANNA, Klauss. Pela criação de um ballet brasileiro. Revista Horizonte. Belo Horizonte, 1952.
______. A dança. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marina Campos Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.