The genesis of Klauss and Angel Vianna research on Brazilian dance

1950-1970

Authors

  • Marina Campos Magalhães Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15598

Keywords:

Angel Vianna, Klauss Vianna, Brazilian Dancing

Abstract

The couple Angel and Klaus Vianna is recognized by their work in corporal dancing, developed in Brazil, which began in the middle of the decade of 1950. In the artistic and pedagogical trajectory of the Vianna, one can see that brazilianity is a recurring tonic. This article aims to analyze the project of Brazilian dancing supported by the couple through artistical works and publications, since the beginning of its development to the end of the 70s.

Author Biography

  • Marina Campos Magalhães, Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal

    Doutoranda em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Universidade de Lisboa, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017), possui Licenciatura em Dança (2011) e pós graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas (2010), ambas pela Faculdade Angel Vianna. Atriz e bailarina - formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (2014) e pelo Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (2005), tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança e Teatro. Coordenou a pós graduação em "Preparação Corporal nas Artes Cênicas" da Faculdade Angel Vianna de 2011 a 2013, onde também lecionou as matérias de "Dança Contemporânea", "Introdução à Metodologia Angel Vianna" e "Conscientização do Movimento", de 2013 a 2017. Com mais de 20 anos de experiência profissional em dança e teatro, participou de diversas companhias artísticas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, além de atuar como preparadora corporal e diretora de movimento ao lado de importantes diretores do meio artístico. Esse percurso teve seu mérito reconhecido através de prêmios como o FITA (2011) e o Artes Qualidade Brasil (2011) de melhor espetaculo por “Outside – um musical noir”; o Prêmio Itamaraty (2009) de melhor curta-metragem pela vídeo-dança “Insomne”; o Prêmio Usiminas/Sinparc (2007) de melhor espetáculo e melhor público para “Geraldas e Avencas” e a indicação ao prêmio Sesc Sated (2006) na categoria Revelação em Artes Cênicas.

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Published

2018-11-29

Issue

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Articles - Thematic section

How to Cite

The genesis of Klauss and Angel Vianna research on Brazilian dance: 1950-1970. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 78–98, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15598. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15598. Acesso em: 19 dec. 2024.

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