A gênese da pesquisa de Angel e Klauss Vianna sobre a dança brasileira

Décadas de 1950 a 1970

Autores/as

  • Marina Campos Magalhães Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15598

Palabras clave:

Angel Vianna, Klauss Vianna, Dança Brasileira

Resumen

O casal Angel e Klauss Vianna é reconhecido pelo trabalho corporal na dança, desenvolvido no Brasil, cujo início se deu em meados da década de1950. Na trajetória artística e pedagógica dos Vianna, percebe-se que a brasilidade é uma tônica recorrente. Este artigo visa analisar o projeto de dança brasileira, defendido pelo casal, por meio de obras artísticas e outras publicações, desde o início de seu desenvolvimento até o final da década de 1970.

Biografía del autor/a

  • Marina Campos Magalhães, Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal

    Doutoranda em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Universidade de Lisboa, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017), possui Licenciatura em Dança (2011) e pós graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas (2010), ambas pela Faculdade Angel Vianna. Atriz e bailarina - formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (2014) e pelo Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (2005), tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança e Teatro. Coordenou a pós graduação em "Preparação Corporal nas Artes Cênicas" da Faculdade Angel Vianna de 2011 a 2013, onde também lecionou as matérias de "Dança Contemporânea", "Introdução à Metodologia Angel Vianna" e "Conscientização do Movimento", de 2013 a 2017. Com mais de 20 anos de experiência profissional em dança e teatro, participou de diversas companhias artísticas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, além de atuar como preparadora corporal e diretora de movimento ao lado de importantes diretores do meio artístico. Esse percurso teve seu mérito reconhecido através de prêmios como o FITA (2011) e o Artes Qualidade Brasil (2011) de melhor espetaculo por “Outside – um musical noir”; o Prêmio Itamaraty (2009) de melhor curta-metragem pela vídeo-dança “Insomne”; o Prêmio Usiminas/Sinparc (2007) de melhor espetáculo e melhor público para “Geraldas e Avencas” e a indicação ao prêmio Sesc Sated (2006) na categoria Revelação em Artes Cênicas.

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Publicado

2018-11-29

Número

Sección

Artículos - Sección temática

Cómo citar

A gênese da pesquisa de Angel e Klauss Vianna sobre a dança brasileira: Décadas de 1950 a 1970. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 78–98, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15598. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15598. Acesso em: 19 dec. 2024.

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