A aprendizagem mecânica e a dança

Tensões entre professor e aluno

Autores

  • Tarcísio dos Santos Ramos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15600

Palavras-chave:

Aprendizagem Mecânica, Processo Formativo, Dança

Resumo

Este artigo discute as relações entre a aprendizagem mecânica e os diferentes   modos   de   compreender   o   mecanismo   da   repetição   de conteúdos no espaço pedagógico que se dedica à formação dos artistas de dança. Além disso, esta escrita trata de outras questões, tais como a explicação (o professor explicador), a conversa e o modo de se olhar para os espaços onde ocorrem as relações entre professor, aluno e os materiais de ensino. Essas questões podem promover o distanciamento de práticas automatizadas. A leitura bibliográfica foi o procedimento metodológico que fundamentou a criação deste texto.

Biografia do Autor

  • Tarcísio dos Santos Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

    Bailarino, diretor e dramaturgista. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

A aprendizagem mecânica e a dança: Tensões entre professor e aluno. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 43–55, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15600. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15600. Acesso em: 18 dez. 2024.