A aprendizagem mecânica e a dança

Tensões entre professor e aluno

Autores

  • Tarcísio dos Santos Ramos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

Palavras-chave:

Aprendizagem Mecânica, Processo Formativo, Dança

Resumo

Este artigo discute as relações entre a aprendizagem mecânica e os diferentes modos de compreender o mecanismo da repetição de conteúdos no espaço pedagógico que se dedica à formação dos artistas de dança. Além disso, esta escrita trata de outras questões, tais como a explicação (o professor explicador), a conversa e o modo de se olhar para os espaços onde ocorrem as relações entre professor, aluno e os materiais de ensino. Essas questões podem promover o distanciamento de práticas automatizadas. A leitura bibliográfica foi o procedimento metodológico que fundamentou a criação deste texto.

Biografia do Autor

Tarcísio dos Santos Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

Bailarino, diretor e dramaturgista. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARAIS, A.W.; VERGNAUD, G. Students' conceptions in physics and mathematics: biases and helps. In: CAVERNI, J. P.; FABRE, J. M.; GONZALEZ, M. (Ed.). Cognitive biases. North Holland: Elsevier Science Publishers, 1990. p. 69-84.

BARROS, Manuel de. Poesia completa. São Paulo: Texto Editores Ltda, 2010.

CONSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor. Neurociência e Educação – como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

__________. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem Significativa – A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro Editora, 2012.

PENNAC, Daniel. Diário de Escola. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Unesp, 1991.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem – Educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

____________. Pedagogia (improvável) da diferença e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus Editorial, 2005.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

RAMOS, T. dos S. A aprendizagem mecânica e a dança: Tensões entre professor e aluno. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15600. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática