A aprendizagem mecânica e a dança
Tensões entre professor e aluno
Palavras-chave:
Aprendizagem Mecânica, Processo Formativo, DançaResumo
Este artigo discute as relações entre a aprendizagem mecânica e os diferentes modos de compreender o mecanismo da repetição de conteúdos no espaço pedagógico que se dedica à formação dos artistas de dança. Além disso, esta escrita trata de outras questões, tais como a explicação (o professor explicador), a conversa e o modo de se olhar para os espaços onde ocorrem as relações entre professor, aluno e os materiais de ensino. Essas questões podem promover o distanciamento de práticas automatizadas. A leitura bibliográfica foi o procedimento metodológico que fundamentou a criação deste texto.
Referências
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARAIS, A.W.; VERGNAUD, G. Students' conceptions in physics and mathematics: biases and helps. In: CAVERNI, J. P.; FABRE, J. M.; GONZALEZ, M. (Ed.). Cognitive biases. North Holland: Elsevier Science Publishers, 1990. p. 69-84.
BARROS, Manuel de. Poesia completa. São Paulo: Texto Editores Ltda, 2010.
CONSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor. Neurociência e Educação – como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.
__________. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem Significativa – A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro Editora, 2012.
PENNAC, Daniel. Diário de Escola. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2007.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Unesp, 1991.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem – Educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
____________. Pedagogia (improvável) da diferença e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.
VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Tarcísio dos Santos Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.