PERFORMER

UM COMENTÁRIO

Autores

  • Antonio Attisani Università degli Studi di Torino (Unito), Italia
  • Luciáh Tavares Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Palavras-chave:

Performer, Grotowski, comentário

Resumo

Performer é um texto que, por diversos motivos, ocupa um lugar bastante particular na obra de Grotowski: talvez por ser o último documento do mestre e ter sido esculpido, por esse motivo, palavra a palavra, ou porque, desta vez, o mestre não se limita a falar de algo que experimentou, mas delineia uma espécie de ideal, ou, ainda, porque o seu conteúdo não diz respeito apenas a um devir possível do ator e do teatro, mas propõe uma reflexão, de certo modo “última”, sobre as potencialidades peculiares à condição humana, potencialidades que podem ser completamente desenvolvidas com auxílio da arte performativa, aqui cuidadosamente redefinida.
Este comentário foi publicado pela primeira vez em 2006 e, depois, em outras ocasiões e contextos. Aqui é proposta uma releitura que agrega alguns esclarecimentos e citações. O texto de referência - Performer - é aquele elaborado pelos curadores das Obras de Jerzy Grotowski, até então editadas na Polônia e na Itália.

Biografia do Autor

Antonio Attisani, Università degli Studi di Torino (Unito), Italia

Professor do Departamento de Estudos Humanísticos da Università degli Studi di Torino (Unito)

Luciáh Tavares , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Atriz, diretora teatral e intérprete (italiano-português-italiano). Dirige o projeto de extensão “Teatro italiano da história à cena”, UFSC

Downloads

Publicado

2018-05-27

Como Citar

ATTISANI, A.; TAVARES , L. PERFORMER: UM COMENTÁRIO. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 378–398, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15628. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê