Narrativas do processo de criação e percepções sobre a recepção de Tio Vânia do Galpão
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15642Resumo
Este artigo descreve o processo de criação do espetáculo Tio Vânia do Grupo Galpão e sua recepção por parte da crítica e do público. Falamos a partir de um entre-lugar do artista pesquisador e estudamos a recepção a partir de entrevistas ao público e análise das críticas publicadas na imprensa e nas mídias digitais. Consideramos Tio Vânia um marco na trajetória de mais de trinta anos do Galpão por propor um mergulho no realismo, representando uma renovação de sua estética.Referências
ADLER, Stella. Stella Adler sobre Ibsen, Strindberg e Chekhov. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. ALVES, Junia. NOE, Márcia. O palco e a rua: a trajetória Grupo Galpão. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2006. MOREIRA, Eduardo. Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Entrevista realizada na sede do Grupo Galpão em novembro de 2012. Belo Horizonte. Inédito. MOREIRA, Eduardo. Cadernos de registros: Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Belo Horizonte. Escritos entre 2010 e início de 2011. Inédito. MUNIZ, Mariana Lima. Caderno de registro: Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Belo Horizonte. Escritos entre 2010 e início de 2011. Inédito. NOVAES, Yara. Tio Vânia- aos que vierem depois de nós: a verdade dividida. Revista Subtexto. Belo Horizonte. N°08. Edições: CPMT. 2011 TAKEDA, Cristiane Layher. O cotidiano de uma lenda: Cartas ao Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 2003. TCHÉKHOV, Anton Pavlovich. O jardim das cerejeiras; seguido de Tio Vânia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.
DOCUMENTOS DIGITAIS:
AVELLAR, Marcelo Castilho. Grupo Galpão trata de temas como amor, desejo, declínio, físico e a aridez da existência em sua nova peça. Disponível em: Acesso em: 15/10/2011 HELIODORA, Bárbara. Grupo Galpão erra a mão com Tchekhov. Disponível em: Acesso em: 0/08/2011 MOREIRA, Eduardo. Notícia dos 30 anos. Disponível em: Acesso em: 25/08/2011 MUNIZ, Mariana Lima. Depois de um tempo, volto ao diário das apresentações. Disponível em: Acesso em: 20/08/2011 NOVAES, Yara de. Grupo Galpão aproxima a Rússia de Minas Gerais. Acesso em:15/10/2011 TOLEDO, Alexandre. Bravíssimo. Disponível em: Acesso em 22/08/2011
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Mariana Lima Muniz, Carolina França Corrêa, Bruna Betito Esbrilli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.