Narrativas do processo de criação e percepções sobre a recepção de Tio Vânia do Galpão

Autores

  • Mariana Lima Muniz Escola de Belas Artes da UFMG
  • Carolina França Corrêa Escola de Belas Artes / UFMG
  • Bruna Betito Esbrilli Escola de Belas Artes / UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15642

Resumo

Este artigo descreve o processo de criação do espetáculo Tio Vânia do Grupo Galpão e sua recepção por parte da crítica e do público. Falamos a partir de um entre-lugar do artista pesquisador e estudamos a recepção a partir de entrevistas ao público e análise das críticas publicadas na imprensa e nas mídias digitais. Consideramos Tio Vânia um marco na trajetória de mais de trinta anos do Galpão por propor um mergulho no realismo, representando uma renovação de sua estética.

Biografia do Autor

  • Mariana Lima Muniz, Escola de Belas Artes da UFMG
    Professora Titular da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG. Atriz convidada pelo Grupo Galpão na montagem de Tio Vânia.
  • Carolina França Corrêa, Escola de Belas Artes / UFMG
    Graduanda em Teatro (UFMG). Bolsista PROBIC/FAPEMIG
  • Bruna Betito Esbrilli, Escola de Belas Artes / UFMG
    Graduanda em Teatro (UFMG). Bolsista PIBIC/CNPq

Referências

ADLER, Stella. Stella Adler sobre Ibsen, Strindberg e Chekhov. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. ALVES, Junia. NOE, Márcia. O palco e a rua: a trajetória Grupo Galpão. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2006. MOREIRA, Eduardo. Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Entrevista realizada na sede do Grupo Galpão em novembro de 2012. Belo Horizonte. Inédito. MOREIRA, Eduardo. Cadernos de registros: Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Belo Horizonte. Escritos entre 2010 e início de 2011. Inédito. MUNIZ, Mariana Lima. Caderno de registro: Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Belo Horizonte. Escritos entre 2010 e início de 2011. Inédito. NOVAES, Yara. Tio Vânia- aos que vierem depois de nós: a verdade dividida. Revista Subtexto. Belo Horizonte. N°08. Edições: CPMT. 2011 TAKEDA, Cristiane Layher. O cotidiano de uma lenda: Cartas ao Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 2003. TCHÉKHOV, Anton Pavlovich. O jardim das cerejeiras; seguido de Tio Vânia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.

DOCUMENTOS DIGITAIS:

AVELLAR, Marcelo Castilho. Grupo Galpão trata de temas como amor, desejo, declínio, físico e a aridez da existência em sua nova peça. Disponível em: Acesso em: 15/10/2011 HELIODORA, Bárbara. Grupo Galpão erra a mão com Tchekhov. Disponível em: Acesso em: 0/08/2011 MOREIRA, Eduardo. Notícia dos 30 anos. Disponível em: Acesso em: 25/08/2011 MUNIZ, Mariana Lima. Depois de um tempo, volto ao diário das apresentações. Disponível em: Acesso em: 20/08/2011 NOVAES, Yara de. Grupo Galpão aproxima a Rússia de Minas Gerais. Acesso em:15/10/2011 TOLEDO, Alexandre. Bravíssimo. Disponível em: Acesso em 22/08/2011

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Narrativas do processo de criação e percepções sobre a recepção de Tio Vânia do Galpão. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 115–133, 2013. DOI: 10.35699/2238-2046.15642. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15642. Acesso em: 24 mar. 2025.