Narrativas do processo de criação e percepções sobre a recepção de Tio Vânia do Galpão

Authors

  • Mariana Lima Muniz Escola de Belas Artes da UFMG
  • Carolina França Corrêa Escola de Belas Artes / UFMG
  • Bruna Betito Esbrilli Escola de Belas Artes / UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15642

Abstract

This article describes the creative process of creating the show Uncle Vanya made by Grupo Galpão and its reception by the critics and the public. We speak from a place between the artist and the researcher, and study the reception with interviews and analysis of the public criticism in the press and in digital media. Uncle Vanya considered a landmark for the thirty years history of the Galpão because it’s propose a dip in realism, representing a renewal of his aesthetic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Mariana Lima Muniz, Escola de Belas Artes da UFMG
    Professora Titular da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG. Atriz convidada pelo Grupo Galpão na montagem de Tio Vânia.
  • Carolina França Corrêa, Escola de Belas Artes / UFMG
    Graduanda em Teatro (UFMG). Bolsista PROBIC/FAPEMIG
  • Bruna Betito Esbrilli, Escola de Belas Artes / UFMG
    Graduanda em Teatro (UFMG). Bolsista PIBIC/CNPq

References

ADLER, Stella. Stella Adler sobre Ibsen, Strindberg e Chekhov. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. ALVES, Junia. NOE, Márcia. O palco e a rua: a trajetória Grupo Galpão. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2006. MOREIRA, Eduardo. Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Entrevista realizada na sede do Grupo Galpão em novembro de 2012. Belo Horizonte. Inédito. MOREIRA, Eduardo. Cadernos de registros: Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Belo Horizonte. Escritos entre 2010 e início de 2011. Inédito. MUNIZ, Mariana Lima. Caderno de registro: Processo de criação do espetáculo Tio Vânia. Belo Horizonte. Escritos entre 2010 e início de 2011. Inédito. NOVAES, Yara. Tio Vânia- aos que vierem depois de nós: a verdade dividida. Revista Subtexto. Belo Horizonte. N°08. Edições: CPMT. 2011 TAKEDA, Cristiane Layher. O cotidiano de uma lenda: Cartas ao Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 2003. TCHÉKHOV, Anton Pavlovich. O jardim das cerejeiras; seguido de Tio Vânia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.

DOCUMENTOS DIGITAIS:

AVELLAR, Marcelo Castilho. Grupo Galpão trata de temas como amor, desejo, declínio, físico e a aridez da existência em sua nova peça. Disponível em: Acesso em: 15/10/2011 HELIODORA, Bárbara. Grupo Galpão erra a mão com Tchekhov. Disponível em: Acesso em: 0/08/2011 MOREIRA, Eduardo. Notícia dos 30 anos. Disponível em: Acesso em: 25/08/2011 MUNIZ, Mariana Lima. Depois de um tempo, volto ao diário das apresentações. Disponível em: Acesso em: 20/08/2011 NOVAES, Yara de. Grupo Galpão aproxima a Rússia de Minas Gerais. Acesso em:15/10/2011 TOLEDO, Alexandre. Bravíssimo. Disponível em: Acesso em 22/08/2011

Published

2013-11-29

Issue

Section

Articles - Thematic section

How to Cite

Narrativas do processo de criação e percepções sobre a recepção de Tio Vânia do Galpão. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 115–133, 2013. DOI: 10.35699/2238-2046.15642. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15642. Acesso em: 24 dec. 2025.