Imagem, evento, duração

Autores

  • Georges Didi-Huberman Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Paris
  • Patricia Franca-Huchet Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

Imagem, História, Fotografia, Tempo, Memória

Resumo

Uma obra recente do artista francês Pascal Convert, elemento de um trabalho extenso sobre algumas desventuras históricas, propõe uma experiência bem diferente. Sua obra pálida se apresenta, na realidade, como interpretação de uma outra imagem – uma imagem que não foi nem pensada, nem produzida como obra de arte, mas cujo argumento era informar sobre um evento, tornar visível um fato gritante: é uma imagem – em cores – tomada por Georges Mérillon, fotógrafo da agência Gamma, em uma cidade do Kosovo em 29 de janeiro do ano de 1990.

Biografia do Autor

Georges Didi-Huberman, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Paris

Filósofo e historiador da arte, ensina na EHESS [Paris]. Foi residente na Academia Francesa em Roma, em Florença [Villa 1 Tatti-Harvard University Center for Italian Renaissance Studies], em Londres [Warburg Institute]. Ensinou em muitas universidades [Johns Hopkins, Northwestern, Berkeley, Courtauld Institute, Berlin]. Dirigiu várias exposições, destacando L’Empreinte, no Centre Georges Pompidou em Paris e a lembrada Atlas: ¿Como llevar el mundo a cuestas? No Museu Reina Sofia em Madrid. Georges Didi-Huberman é um dos principais pensadores da arte do início do século XXI.

Patricia Franca-Huchet , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Escola de Belas Artes/UFMG

Referências

AGAMBEN, Giorgio. “O cinema de Guy Debord” (1995), Image et mémoire. Écrits sur l’image, la danse et le cinema. Desclée de Brouwer, Paris: 2004.

BATAILLE, Georges. “Collège de sociologie” (1939). Œuvres complètes, II. Ed. Gallimard, Paris: 1970.

CAUJOLLE, Christian. “The Paradox of Contemporary Press Photography”, “Foreword”, La Haye-Londres: World Press Fondation-Thames Hudson World Press Photo, 1991.

CONVERT, Pascal. Entrevista com Georges Mérillon, 2003 (documento videográfico).

CONVERT, Pascal. Entrevista com Christian Caujolle, 2003 (documento videográfico).

CONVERT, Pascal. “ Des images en mercure liquide”. Art Press n˚ 251, 1999.

DELEUZE, Gilles. “Le cerveau c’est l’écran” (1986). Deux Régimes de fous. Textes et entretiens. 1975-1995. Org. LAPOUJADE, David. Ed. Minuit, Paris.: 2003.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le temps. Histoire de l’art et anachronisme des images. Ed. Minuit, Paris: 2000,

___________. L’image survivante. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Ed. Minuit, Paris:, 2002.

EURÍPEDES, Les Bacchantes, ed. Minuit, Paris: 2005.

FREUD, Sigmund. “Constructions dans l’analyse” (1937). Résultats, idées, problèmes II. 1921-1938, Ed. PUF, Paris: 1985.

GREENBERG, Clement. “Towards a Newer Laocoon” (1940). In The Collected Essays and Criticism, I. Perceptions and Judgments, 1939-1944. ChicagoLondres: Ed. J. O’Brian. The University of Chicago Press.

GUERRIN, Michel. “Os franco atiradores da fotografia face à censura”, Le Monde, 20 de fevereiro do ano de 1991, p.5.

GUERRIN, Michel. “Une Madone en enfer”, Le Monde, 26 de setembro 1997.

LESSING, G. E. Laocoon (1766). Hermann, Paris: 1990.

MÉRILLON, Georges. “I Like to Capture Strong Emotions”, World Press Photo Newsletter, julho, 1991.

MÉRILLON, Georges. Texto inédito (1999) utilizado parcialmente em “Tout le martyre kosovar dans l’histoire d’une famille”, Paris Match, n˚ 2615, 8 julho 1999, p. 24-29. Cf. COJEAN, A. “Retour sur images: le martyr do Kosovo”, Le Monde, 28 agosto 1997.

MITERRAND, François. VSD, n˚ 694, 20-26 de dezembro 1990 (“número coleção. 1990: O jornal do ano por François Miterrand ”).

RANCIÈRE, Jacques. Le Destin des images. La Fabrique, Paris: 2003.

SITNEY, P.A. Modernist Montage: The obscurity of Vision in Cinema and Literature. Columbia University Press New York, 1990.

WARBURG, Aby. Gesammelte Schriften, II-1. Der Bilderatlas Mnemosyne. Ed. M. Warnke e C. Brink, Berlim: Akademia Verlag, 2003.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

DIDI-HUBERMAN, G.; FRANCA-HUCHET , P. Imagem, evento, duração. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 14–27, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15667. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática