Processos criativos e interatividade na dança de Edson Claro
Palavras-chave:
Processos criativos, Dança, Edson ClaroResumo
Neste texto recorremos ao vídeo como recurso interativo para analisar três coreografias de Edson Claro criadas em tempos e espaços diferenciados. Objetiva-se, assim, analisar o processo criativo de Edson Claro nas obras “Petrus”, “1, 2, 3 para Luís Arrieta” (solo) e “Amigos para sempre”. Para tanto, nos enveredamos pela abordagem metodológica qualitativa cuja natureza é a análise do discurso.
Referências
CLARO, E. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional. São Paulo: Robe Editorial, 1995.
KATZ, H. Tudo bem no ‘Casa Forte’, só falta um coreógrafo. Folha de São Paulo, 18.10.1979.
KATZ, H. Flor de lótus, uma colagem de movimentos. Folha de São Paulo, 09.11.1982.
LANGER, S. K. Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva, 1980.
LOUPPE, L. Poétique de la danse contemporaine. Bruxelas: Contredanse, 1997.
NÓBREGA, T. P. Corpos do tango: reflexões sobre gesto e cultura de Movimento. In: LUCENA, R. F.; SOUZA, E. F. (orgs.). Educação física: esporte e sociedade. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003.
ORLANDI, E. P. Análise do Discurso: Princípios & Procedimentos. 4ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PAVIS, P. Análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PORPINO, K. O. Edson Claro e a prática de interfaces. Folder da VI Semana da Licenciatura em Dança da UFRN. Natal, 2014.
SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6 ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
SILVA, E. R. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDFBA, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.