Tradição e ruptura em Carlos Leite e Klauss Vianna ou duas faces de uma mesma moeda
imbricações artístico-profissionais em dança na cidade de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15730Palavras-chave:
Dança profissional, Carlos Leite, Klauss ViannaResumo
Este texto propõe uma apreciação a respeito da íntima relação entre tradição e ruptura ao enfocar a imbricação da trajetória artística de dois mestres norteadores da formação de dança profissional na cidade de Belo Horizonte: Carlos Leite e Klauss Vianna. Para tanto, analisam-se aspectos distintos desses mestres na promoção da atividade da dança do estado de Minas Gerais. Propõe-se que, nos processos de profissionalização artística de dança, ruptura e tradição são duas damas com faces cunhadas em uma mesma moeda, uma não subsiste sem a outra, constituindo-se de aspectos diversos que, antes de serem excludentes, complementam-se.
Referências
ALVARENGA, Arnaldo Leite de. Klauss Vianna e o Ensino de Dança: uma experiência educativa em movimento (1948–1990). 2009.Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. ASTUTO, Bruno. Catarina de Médicis. Mulheres Coroadas. Rio de Janeiro: Lacerda, 2001. BARROS, Anna Maria. A Arte da percepção na arte. In: MOMMENSOHN, Maria; PETRELLA, Paula. (Org.) Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006. BEAUMONT, Cyril. O Livro do Ballet: um guia dos principais bailados dos séculos XIX e XX. Porto Alegre: Globo, POA/SP, 1953. BELTRÃO, D. Entrevista concedida à autora, 2016. CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999. ELIAS, Norbert. O processo civilizado: uma história dos costumes. v.1, 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Tradução de Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002. LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. História da arte da Universidade de Cambridge. Trad.: Álvaro Cabral. São Paulo: Círculo do Livro, 1981. MEINERZ, Andréia. Concepção de experiência em Walter Benjamin. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação da Universidade do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UFRGS. Porto Alegre, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/15305>. Acesso em: 9 abr. 2015. MEIRELES, Tânia Mara Silva. Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentosde uma experiência artístico-profissional continuada (1971–2013). Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016. MONTEIRO, Marianna. Noverre: cartas sobre a Dança. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPEST, 2006. SASPORTES, José. Trajectória da dança teatral em Portugal. Portugal: Bertrand Venda Nova, Amadora, 1979. SUCENA, Eduardo. A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura: Fundação Nacional de Artes Cênicas – MINCFUNDACEN, 1988. (Coleção Memória, v. 5). VASCONCELLOS, H. Cia de Dança Palácio das Artes: movimentos de uma experiência profissional continuada [1971-2013]. Belo Horizonte: UFMG, 2016. 471 f. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação Em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. VEIGA, Cynthia Greive. Educação estética para o povo. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira Lopes; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antônio de. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Tânia Mara Silva Meireles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.