A relação entre Teatro e Internet
tensionamento do tempo e do espaço do acontecimento teatral
Palavras-chave:
Teatro, Internet, Acontecimento.Resumo
Esse artigo pretende discutir as relações entre teatro e internet. Apresentaremos alguns exemplos desta relação como espaço de pesquisa, divulgação e criação discutindo o tensionamento ontológico que a introdução da presença virtual do espectador exerce sobre a arte teatral, alterando sua forma de existir no tempo e no espaço. Nos interessa contribuir para o entendimento do teatro contemporâneo - produzido em nossa sociedade atual marcada pela imersão no universo digital – que busca dialogar com a internet, suas possibilidades, estruturas e conexões. Para isso analisamos criticamente quatro experiências teatrais neste campo oriundas da Espanha, Argentina e Brasil. A partir dessa análise discutimos a questão da reprodutibilidade do teatro via internet através das propostas de Walter Benjamim.
Referências
ARTE TRANSVERSAL. Página web oficina da Arte Transversal. Disponível em <http://artetransversal.com> Acesso em: 18 de jul. 2012.
BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 165-196.
BERENGUER, Angel. Teoria de los Motivos y Estratégias. In: Teatro. Revista de Estúdios Escénicos. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá. Segunda época. Jan/2007. N. 21, p. 13 a 30. Disponível em < http://www.a360grados.net/sumario.asp?id=1681> Acesso em: 21 de jul. 2012.
BROOK, Peter. El espacio vacío. Barcelona: Ediciones Península, 1994.
DUBATTI, Jorge. El convívio teatral: teoria y prática del Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2003
DUBATTI, Jorge. Filosofia del Teatro I: convívio, experiência, subjetividad. Buenos Aires: Atuel, 2007.
KARTUN, Mauricio. En la cocina de Mauricio Kartun: apuntes del Seminario de Desmontaje a Ala de criados. In: Ala de criados. Buenos Aires: Atuel, Col. Biblioteca del Espectador, 2010.
LOYOLA, Geraldo Freitas; PIMENTEL, Lúcia Gouveia. Ensino de arte e internet: ambientes de participação e interação na web. In: Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 10 n. 19, janeiro/julho 2010. p. 46-53.
MUNIZ, Mariana de Lima e. Improvisação como espetáculo: processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1. Foto do espetáculo LINKS apresentado no FIMPRO 2011, tendo ao fundo imagem de vídeo do youtube projetado em tempo real.
- Figura 2. Atores encenam na presença do público o espetáculo Play me na Sala João Ceschiatti, Belo Horizonte.
- Figura 3. Captura de tela de computador em momento de votação do público durante exibição online do espetáculo Play me.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.