A relação entre Teatro e Internet

tensionamento do tempo e do espaço do acontecimento teatral

Autores

  • Mariana de Lima e Muniz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
  • Maurilio Andrade Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

Teatro, Internet, Acontecimento.

Resumo

Esse artigo pretende discutir as relações entre teatro e internet. Apresentaremos alguns exemplos desta relação como espaço de pesquisa, divulgação e criação discutindo o tensionamento ontológico que a introdução da presença virtual do espectador exerce sobre a arte teatral, alterando sua forma de existir no tempo e no espaço. Nos interessa contribuir para o entendimento do teatro contemporâneo - produzido em nossa sociedade atual marcada pela imersão no universo digital – que busca dialogar com a internet, suas possibilidades, estruturas e conexões.  Para isso analisamos criticamente quatro experiências teatrais neste campo oriundas da Espanha, Argentina e Brasil. A partir dessa análise discutimos a questão da reprodutibilidade do teatro via internet através das propostas de Walter Benjamim.

Biografia do Autor

Mariana de Lima e Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Professora Titular da Escola de Belas Artes e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Artes da UFMG e Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES.

Maurilio Andrade Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Professor Associado da Escola de Belas Artes e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Artes da UFMG e Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES.

Referências

ARTE TRANSVERSAL. Página web oficina da Arte Transversal. Disponível em <http://artetransversal.com> Acesso em: 18 de jul. 2012.

BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 165-196.

BERENGUER, Angel. Teoria de los Motivos y Estratégias. In: Teatro. Revista de Estúdios Escénicos. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá. Segunda época. Jan/2007. N. 21, p. 13 a 30. Disponível em < http://www.a360grados.net/sumario.asp?id=1681> Acesso em: 21 de jul. 2012.

BROOK, Peter. El espacio vacío. Barcelona: Ediciones Península, 1994.

DUBATTI, Jorge. El convívio teatral: teoria y prática del Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2003

DUBATTI, Jorge. Filosofia del Teatro I: convívio, experiência, subjetividad. Buenos Aires: Atuel, 2007.

KARTUN, Mauricio. En la cocina de Mauricio Kartun: apuntes del Seminario de Desmontaje a Ala de criados. In: Ala de criados. Buenos Aires: Atuel, Col. Biblioteca del Espectador, 2010.

LOYOLA, Geraldo Freitas; PIMENTEL, Lúcia Gouveia. Ensino de arte e internet: ambientes de participação e interação na web. In: Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 10 n. 19, janeiro/julho 2010. p. 46-53.

MUNIZ, Mariana de Lima e. Improvisação como espetáculo: processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

MUNIZ, M. de L. e; ROCHA, M. A. A relação entre Teatro e Internet: tensionamento do tempo e do espaço do acontecimento teatral. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 242–254, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15750. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta