COR, ABSTRAÇÃO, MÚSICA
LEN LYE E O CINEMA SEM CÂMERA
Palavras-chave:
Len Lye, filme sem câmera, cinema em coresResumo
Este artigo trata do início da trajetória cinematográfica de Len Lye, precursor do cinema sem câmera. Examina como Lye embebeu-se da arte do Pacífico Sul, ao mesmo tempo em que incorporou ao seu trabalho questões da arte moderna. Analisa cinco de seus filmes, destacando, para concluir, o artista como criador de um cinema puro, composto de ritmos e sensações cromáticas.
Referências
BARBOSA, Paulo Roberto de Carvalho. O primeiro cinema em cores: tecnologia e estética do filme colorido até 1935. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014.
BERNARDINI, Fornoni Aurora (Org.). O futurismo italiano. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GUINSBURG, J. e LEIRNER, Sheila (Org.). O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
HORROCKS, Roger. Len Lye – a biography. Auckland: Auckland University Press, 2001.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas “não narrativos”. São Paulo: Alameda, 2012.
LEN LYE FOUNDATION. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2015.
HORROCKS, Roger. Len Lye – a biography. Auckland: Auckland University Press, 2001.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.