Molduras e carimbos da corporeirdade em Fernanda Magalhães

Ações artísticas colaborativas em favor da diferença

  • Júlia Mello Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
Palavras-chave: Arte, Corpo, Política, Fernanda Magalhães

Resumo

Este texto apresenta uma análise de duas ações colaborativas dirigidas por Fernanda Magalhães em prol da visibilidade da mulher gorda: “Classificações científicas da obesidade” (1997) e “Ação 8” (2006). Magalhães, com outras mulheres, confronta exclusões sociais, permitindo uma leitura que visa a desconstrução de convenções que permeiam o imaginário cultural, elaboradas a partir de elementos da tradição da história da arte. À luz de autoras como Lynda Nead (1992), Almazán e Clavo (2007) e Rosalyn Deutsche (2008), busca-se entrelaçar arte e política, levando em conta a potência do corpo e das ações conjuntas na transgressão de discursos hegemônicos.

Biografia do Autor

Júlia Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Professora Assistente no Departamento de Comunicação Social da UFES, doutoranda em Artes Visuais no PPGAV/EBA-UFRJ e bolsista CNPq

Referências

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Publicado
2019-11-22
Como Citar
MELLO, J. Molduras e carimbos da corporeirdade em Fernanda Magalhães. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 230-245, 22 nov. 2019.
Seção
Artigos - Seção temática