Molduras e carimbos da corporeirdade em Fernanda Magalhães

Ações artísticas colaborativas em favor da diferença

Autores

  • Júlia Mello Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16124

Palavras-chave:

Arte, Corpo, Política, Fernanda Magalhães

Resumo

Este texto apresenta uma análise de duas ações colaborativas dirigidas por Fernanda Magalhães em prol da visibilidade da mulher gorda: “Classificações científicas da obesidade” (1997) e “Ação 8” (2006). Magalhães, com outras mulheres, confronta exclusões sociais, permitindo uma leitura que visa a desconstrução de convenções que permeiam o imaginário cultural, elaboradas a partir de elementos da tradição da história da arte. À luz de autoras como Lynda Nead (1992), Almazán e Clavo (2007) e Rosalyn Deutsche (2008), busca-se entrelaçar arte e política, levando em conta a potência do corpo e das ações conjuntas na transgressão de discursos hegemônicos.

Biografia do Autor

Júlia Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Professora Assistente no Departamento de Comunicação Social da UFES, doutoranda em Artes Visuais no PPGAV/EBA-UFRJ e bolsista CNPq

Referências

ALMAZÁN, Yayo Aznar; CLAVO, María Iñigo. Arte, política y activism. Concinnitas, ano 8, v. 1, n. 10. Rio de janeiro: UERJ, 2007.

ARFUCH, Leonor. (Auto)biografía, memória e história. Clepsidra, Buenos Aires, v. 1, n. 1, 2014.

CLARK, Kenneth. The nude: a study in ideal form. 1. ed. Nova Jersey: Princeton University Press, 1956.

DEUTSCHE, Rosalynd. Agorafobia. Barcelona: MACBA, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

MAGALHÃES, Fernanda. Corpo Re-construção. Ação Ritual Performance. Orientadora: Lygia Arcuri Eluf. 2008. 260 f. Tese. (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

MAGALHÃES, Fernanda. Classificações científicas da obesidade. Labrys, Santa Catarina, UFSC, v. 1, n. 1, 2014.

NEAD, Lynda. The female nude: art, obscenity and sexuality. 1. ed. Londres: Routledge, 1992.

NOCHLIN, Linda. Off beat and Naked. Artnet.com, nov. 1999. Disponível em: http://www.artnet.com/Magazine/FEATURES/nochlin/nochlin11-5-99.asp. Acesso em: 21 jun.2018.

PRECIADO, Beatriz. Entrevista com Beatriz Preciado. Entrevista cedida a: Jesús Carrillo. Poiésis, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da UFF, Niterói, n. 15, ago. 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis15/Poiesis_15 _EntrevistaBeatriz.pdf. Acesso em: 24 jul. 2013.

SMITH, Sidonie; WATSON, Julia. Interfaces: women, autobiography, image, performance. 5. ed. Michigan: University of Michigan Press, 2012.

SMITH, Terry. Contemporary art: world currents. 1. ed. Nova Jersey: Pearson, 2011.

YVES Klein. MoMa. Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/80530. Acesso em: 24 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-22

Como Citar

MELLO, J. Molduras e carimbos da corporeirdade em Fernanda Magalhães: Ações artísticas colaborativas em favor da diferença. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 230–245, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16124. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16124. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática